Avançar para o conteúdo principal

"Chave" da Felicidade ...



"Chave" da  Felicidade ...

A chave para podermos abrir o caminho da felicidade, está a perder-se. A essência do ser humano, a socialização, perdemos a sensibilidade e a capacidade de compreender os outros. Navegamos em nós mesmo, com num ego na procura do “grandioso”, do sucesso. Deixamos de observar o mundo que nos rodeia com o olhar sensível, perdemos a capacidade de pedir ajuda e de ajudar, minimizamos a habilidade da socialização e da sensibilidade, quando um dos segredos está nas coisas mínimas do dia a dia, onde a beleza dos atos simples se transforma num sorriso, num afeto ou num carinho.

A essência da vida diz-nos que se valorizarmos as pequenas coisas, abre-se o caminho para valorizar o ser humano, a nossa essência, a Felicidade e o caminho para sermos felizes.

A fórmula mágica da essência da felicidade do ser humano é sentir que somos acarinhados pelos amigos, que somos úteis; é ajudar sem algo em troca, fazermos parte da sociedade, não sermos uns seres navegantes no dia a dia ... onde “não olhamos”, “não comunicamos”, “não estabelecemos laços de amizade” … mas termos vários pontos de conexão e não damos a devida importância ao mundo e ao ser humano … vivemos num mundo aberto e cada vez mais fechado em nós mesmos.

Estabelecer um foco em algo é “meio caminho” para a felicidade, porque ficamos mais próximos de alcançar o nosso objetivo a nosso caminho, podendo posteriormente tirar prazer e alegria da conquista.

Ser feliz é ser objetivo, socializar, experimentar, conquistar, implicar esforço, mudar, levantar, aprender, estabelecer a relação, ter consideração, respeito. Isso sim é o início para o caminho para podermos ser felizes!

Os sonhos, o prazer, a felicidade, as relações Humanas são os elementos essenciais para a revigoração do nosso dia a dia. (Bruno Trindade, 2022)



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Animação Comunitária

“Encaramos a Animação Comunitária como uma forma de acção sociopedagógica que visa a transformação social, o desenvolvimento através da participação (…) surge-nos como uma tecnologia social que tem a sua formação nas diferentes Ciências Sociais…” (Bastos e Neves, 1993: p.6) Podemos definir Animação Comunitária como um processo sociopedagógico que permite criar as condições para alcançar a transformação social e desenvolvimento, através da participação dos cidadãos na sua comunidade e também como uma educação não formal centrada nos interesses e necessidades das comunidades. A Animação Comunitária trabalha no sentido de transformar o tempo desocupado das pessoas em tempo útil de socialização. Neste contexto, é fundamental falar do conceito de Comunidade. Como precursor do conceito de Comunidade encontramos Ferdinand Tönnies, que define Comunidade como: “(…)uma forma de vida antiga que se desenvolveu a partir da agregação de famílias num mesmo espaço, caracterizando-se por uma coesão soc...

Animação Sociocultural e Desenvolvimento Comunitário

Animação Sociocultural tem como estratégia de intervenção o desenvolvimento comunitário, com a finalidade de promover a participação e dinamização social, através do processo de responsabilização de indivíduos na gestão e direcção dos seus próprios recursos. É um desenvolvimento integral e “endógeno”, integral, visto que é capaz de unir entre si, os progressos económicos, sociais, culturais, morais. Sendo a animação Sociocultural um instrumento de motivação e participação da mudança pessoal e estrutural, sendo um processo dinâmico entre a administração, os técnicos e a população, organizado através de associações, movimentos sociais, partidos políticos, instituições e redes inter-associativas. O desenvolvimento comunitário surge das necessidades de uma articulação da sociedade, e o ser humano ao nível da adaptação, inovação e as mudanças quantitativas. 1. Desenvolvimento Comunitário como Fortalecimento da Sociedade Civil O Desenvolvimento Comunitário tem como objectivo proporcionar aos...