Avançar para o conteúdo principal

Brinquedos versus tecnologia “Brincar com brinquedos educativos tem perdido importância”

Link de consulta:
http://www.ensino.eu/ensino-magazine/fevereiro-2019/opiniao/brincarcombrinquedos.aspx




“Brincar com brinquedos educativos tem perdido importância”
brinquedos.jpgOs brinquedos educativos têm perdido importância devido à tecnologia. No mundo de hoje a tecnologia tem ganho alguma preponderância, contudo tem comprometido o desenvolvimento de competências que as crianças adquiriam com o ato de brincar.
Por outro lado, estamos a transformar as crianças em miniaturas de adultos, com uma agenda superpreenchida, onde se estabelecem rotinas de adultos sem sentido para elas, privando-as de um dos seus direitos básicos.
O brincar é essencial na construção da personalidade das crianças. Contribui para a aquisição de conhecimentos, desenvolve a imaginação e a criatividade, ensina a lidar com o mundo, recriando situações, experimentando sentimentos, crescendo como ser humano.
O uso de brinquedos educativos na recreação infantil já não é algo muito comum, comprometendo, assim, a fantasia do faz de conta, do sonhar, do descobrir e da espontaneidade, elementos essenciais para a construção social e para a capacidade de expressar as vivências do contexto familiar e social.
Brincar perdeu a sua amplitude devido às agendas atarefadas das crianças, à tecnologia que permitiu maior ocupação do tempo com jogos, mas menor convívio social. Devemos facultar às crianças a essência do brincar, com recurso a brinquedos educativos, ao invés de recorrer a atividades com as quais as crianças não se identificam, potencializando o que os adultos preferem e não o que as crianças gostam.
É imprescindível voltar a colocar as crianças a brincar, dar-lhes espaço para crescer e desenvolver a sua concentração, atenção e imaginação. Com isso as crianças ficam mais calmas, aprendem a pensar, estimulando a sua inteligência.
Se uma sociedade aspirar à felicidade e ao desenvolvimento global das suas crianças, não se pode demitir da sua responsabilidade e deve promover formas diversificadas de brincar e proporcionar o acesso a brinquedos educativos.
O brincar está intrinsecamente associado a uma componente lúdica, promotora da felicidade e da realização das nossas crianças, fórmula de sucesso para um crescimento saudável.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Animação Comunitária

“Encaramos a Animação Comunitária como uma forma de acção sociopedagógica que visa a transformação social, o desenvolvimento através da participação (…) surge-nos como uma tecnologia social que tem a sua formação nas diferentes Ciências Sociais…” (Bastos e Neves, 1993: p.6) Podemos definir Animação Comunitária como um processo sociopedagógico que permite criar as condições para alcançar a transformação social e desenvolvimento, através da participação dos cidadãos na sua comunidade e também como uma educação não formal centrada nos interesses e necessidades das comunidades. A Animação Comunitária trabalha no sentido de transformar o tempo desocupado das pessoas em tempo útil de socialização. Neste contexto, é fundamental falar do conceito de Comunidade. Como precursor do conceito de Comunidade encontramos Ferdinand Tönnies, que define Comunidade como: “(…)uma forma de vida antiga que se desenvolveu a partir da agregação de famílias num mesmo espaço, caracterizando-se por uma coesão soc...

Futebol e Formação

  Quando os princípios e valores da Formação no futebol andam " confusos"... jogarem só os "bons" jogadores? ... quando deve existir integração... Atletas com um nível médio alto e mais velhos, jogam em escalões inferiores. Quando o valor e ilusão de "ganhar" é mais importante ... que promoção de valores queremos na formação? ... Que trabalho promovemos? ... que formação queremos? ... Que desafios na formação pretendemos?... Ganhar nesta fase é menos importante ... Falamos de "ética desporto" ... quando de "ética" existe pouco... para valores, regras e normas sociais... saber ganhar e saber perder faz parte do processo.... Quando se "festejam golos" nos petizes pelos pais ... de forma efusiva aos gritos parecem que "ganharam" algo.... bater palmas sim pelo "golo"; dizerem "Boa" pelo desafio.... mas mais do que isso acho exagerado.... pensar que do outro lado temos crianças em processo de cresc...

Tabela Remuneratória dos Animadores Culturais Licenciados

Técnicos Superiores de Animação Sociocultural - Índice  IV corresponde  a 967 euros Ver Boletim do Trabalho e Emprego nº29 de 08/08/2013 ,  pag. 15 de 2013       índice remuneratório  nível  IV corresponde a 967 euros nas IPSS Consultar competências do Técnico Superior de Animação Sociocultural ver pág.. 1240 e pág.1250.  do Boletim do Trabalho e Emprego nº15 de 22/04/2011