Avançar para o conteúdo principal

Brinquedos versus tecnologia “Brincar com brinquedos educativos tem perdido importância”

Link de consulta:
http://www.ensino.eu/ensino-magazine/fevereiro-2019/opiniao/brincarcombrinquedos.aspx




“Brincar com brinquedos educativos tem perdido importância”
brinquedos.jpgOs brinquedos educativos têm perdido importância devido à tecnologia. No mundo de hoje a tecnologia tem ganho alguma preponderância, contudo tem comprometido o desenvolvimento de competências que as crianças adquiriam com o ato de brincar.
Por outro lado, estamos a transformar as crianças em miniaturas de adultos, com uma agenda superpreenchida, onde se estabelecem rotinas de adultos sem sentido para elas, privando-as de um dos seus direitos básicos.
O brincar é essencial na construção da personalidade das crianças. Contribui para a aquisição de conhecimentos, desenvolve a imaginação e a criatividade, ensina a lidar com o mundo, recriando situações, experimentando sentimentos, crescendo como ser humano.
O uso de brinquedos educativos na recreação infantil já não é algo muito comum, comprometendo, assim, a fantasia do faz de conta, do sonhar, do descobrir e da espontaneidade, elementos essenciais para a construção social e para a capacidade de expressar as vivências do contexto familiar e social.
Brincar perdeu a sua amplitude devido às agendas atarefadas das crianças, à tecnologia que permitiu maior ocupação do tempo com jogos, mas menor convívio social. Devemos facultar às crianças a essência do brincar, com recurso a brinquedos educativos, ao invés de recorrer a atividades com as quais as crianças não se identificam, potencializando o que os adultos preferem e não o que as crianças gostam.
É imprescindível voltar a colocar as crianças a brincar, dar-lhes espaço para crescer e desenvolver a sua concentração, atenção e imaginação. Com isso as crianças ficam mais calmas, aprendem a pensar, estimulando a sua inteligência.
Se uma sociedade aspirar à felicidade e ao desenvolvimento global das suas crianças, não se pode demitir da sua responsabilidade e deve promover formas diversificadas de brincar e proporcionar o acesso a brinquedos educativos.
O brincar está intrinsecamente associado a uma componente lúdica, promotora da felicidade e da realização das nossas crianças, fórmula de sucesso para um crescimento saudável.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Animação Comunitária

“Encaramos a Animação Comunitária como uma forma de acção sociopedagógica que visa a transformação social, o desenvolvimento através da participação (…) surge-nos como uma tecnologia social que tem a sua formação nas diferentes Ciências Sociais…” (Bastos e Neves, 1993: p.6) Podemos definir Animação Comunitária como um processo sociopedagógico que permite criar as condições para alcançar a transformação social e desenvolvimento, através da participação dos cidadãos na sua comunidade e também como uma educação não formal centrada nos interesses e necessidades das comunidades. A Animação Comunitária trabalha no sentido de transformar o tempo desocupado das pessoas em tempo útil de socialização. Neste contexto, é fundamental falar do conceito de Comunidade. Como precursor do conceito de Comunidade encontramos Ferdinand Tönnies, que define Comunidade como: “(…)uma forma de vida antiga que se desenvolveu a partir da agregação de famílias num mesmo espaço, caracterizando-se por uma coesão soc...

Animação Sociocultural e Desenvolvimento Comunitário

Animação Sociocultural tem como estratégia de intervenção o desenvolvimento comunitário, com a finalidade de promover a participação e dinamização social, através do processo de responsabilização de indivíduos na gestão e direcção dos seus próprios recursos. É um desenvolvimento integral e “endógeno”, integral, visto que é capaz de unir entre si, os progressos económicos, sociais, culturais, morais. Sendo a animação Sociocultural um instrumento de motivação e participação da mudança pessoal e estrutural, sendo um processo dinâmico entre a administração, os técnicos e a população, organizado através de associações, movimentos sociais, partidos políticos, instituições e redes inter-associativas. O desenvolvimento comunitário surge das necessidades de uma articulação da sociedade, e o ser humano ao nível da adaptação, inovação e as mudanças quantitativas. 1. Desenvolvimento Comunitário como Fortalecimento da Sociedade Civil O Desenvolvimento Comunitário tem como objectivo proporcionar aos...