Avançar para o conteúdo principal

Animação Sociocultural na Promoção da Saúde


Animação Sociocultural na Promoção da Saúde

O Envelhecimento demográfico é, de um modo geral, uma realidade vivida a nível mundial. Tem, todavia, mais expressão nos países mais desenvolvidos, como à escala da União Europeia e, particularmente, em Portugal é uma realidade, atualmente vivida a nível mundial, e neste século XXI uma das futuras preocupações é o envelhecimento, sendo o envelhecimento da população um fator presente na maioria dos países, o envelhecimento da população é uma situação que deve interessar e preocupar a todos.

Envelhecimento demográfico tem sido visto, sobretudo, como um problema social com implicações pessoais, sociais e económicas. No entanto, há que salientar, que para além das perdas inevitáveis que o envelhecimento demográfico transporta, temos que salientar os aspetos positivos, nomeadamente associados ao capital de conhecimentos acumulado e à experiência pessoal e profissional. Esta riqueza associada à geração sénior devera ser, por certo, um fator a ter em conta na formulação de políticas para a terceira idade. o domínio do conhecimento e da experiência, que permitirá aos indivíduos transmitir de outra forma a sociedade, o seu conhecimento, as suas vivências.

A Animação Sociocultural tem vindo a ganhar crescente preponderância na sociedade atual como um poderoso recurso de intervenção, quer na vertente educativa quer na vertente gerontológica, visando o desenvolvimento do ser humano e a transformação social.

A Animação Sociocultural com a sua componente lúdica tem permitido, ajudar a contribuir na prevenção para as necessidades mais básica e importantes do ser humano – a saúde, através da disponibilização de meios que permitem um envelhecimento mais valorizador das ações e responsabilidade, mais humanizado, satisfatório ou ativo não sujeito só a fatores como a genética, as ações e responsabilidade individuais, afetos, amizades e contextos de vida.

Desenvolvendo e definindo um conjunto de práticas desenvolvidas a partir do conhecimento que se tem de uma determinada realidade em contexto social, cultural e educativo. A sua função é a estimulação, o desenvolvimento e a conservação do indivíduo e do património.

A Animação Sociocultural possui um conjunto de processos que potenciam o desenvolvimento do ser humano e das comunidades, utilizando técnicas culturais, sociais, educativas, desportivas e recreativas. Estas constituem um instrumento multidisciplinar e incontestável de intervenção ao nível do individuo, do grupo e da comunidade, através das suas instituições e/ou organismos.

Devido às exigências sociais, tanto pela oferta quantitativa como qualitativa, a Animação Sociocultural ganhou um papel preponderante na sociedade ao nível da qualidade de vida, quer pela sua função essencial, quer pelo seu caráter multidisciplinar.

Por tudo isto, a presença da Animação Sociocultural nas instituições e organismos, que têm um papel preponderante nas comunidades, deveria construir uma prioridade e estratégia institucional ser um facto consumado. Contudo, podemos afirmar que nas instituições públicas na esfera da (IPSS) e privadas (lares, centros de dia…) ligadas à 3ª idade, nos Centros Educativos, nas associações de desenvolvimento cultural e/ou regional, nas autarquias locais, entre outras, a valência da Animação Sociocultural ainda está muito aquém das expectativas.


A contratação de Técnicos Superiores de Animação – profissionais licenciados com qualificação e formação adequadas – não tem sido não é uma prioridade para as instituições. Quando os idosos e as famílias procuram, cada vez mais, a qualidade dos serviços, não faz sentido a contratação de pessoal não especializado, em detrimento de uma oferta de serviços de maior nível de especialização.

Qualquer instituição deve primar pela exigência e pela qualificação dos seus recursos humanos. Nas instituições em que a oferta dos serviços é especializada, onde os Técnicos Superiores de Animação aplicam as suas técnicas multidisciplinares, os benefícios são inquestionáveis a todos os níveis: motivação, prevenção e resolução de ocorrências.

Compete às instituições promover a contratação e dotarem os profissionais das competências adequadas que permitam zelar pela promoção e a qualidade dos serviços nas respetivas instituições e, consequentemente, a qualidade de vida dos indivíduos.

Cabe aos utentes das instituições, ou aos seus familiares, exigir um serviço diversificado e de qualidade.
Esse é um fator decisivo para que a Animação Sociocultural se possa constituir verdadeiramente como uma área disciplinar imprescindível de intervenção na qualificação da vida dos idosos. Na perspetiva do Acreditar ser possível modificar esta visão da sociedade, modificando inclusive a visão que os idosos possuíam de si mesmos e Acreditar no papel da Animação Sociocultural.

Bruno Trindade &  Ricardo Pocinho & Domingos Santos
btrindade30@hotmail.com & pocinho@hotmail.com& domingos.santos@ipcb.pt


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Animação Comunitária

“Encaramos a Animação Comunitária como uma forma de acção sociopedagógica que visa a transformação social, o desenvolvimento através da participação (…) surge-nos como uma tecnologia social que tem a sua formação nas diferentes Ciências Sociais…” (Bastos e Neves, 1993: p.6) Podemos definir Animação Comunitária como um processo sociopedagógico que permite criar as condições para alcançar a transformação social e desenvolvimento, através da participação dos cidadãos na sua comunidade e também como uma educação não formal centrada nos interesses e necessidades das comunidades. A Animação Comunitária trabalha no sentido de transformar o tempo desocupado das pessoas em tempo útil de socialização. Neste contexto, é fundamental falar do conceito de Comunidade. Como precursor do conceito de Comunidade encontramos Ferdinand Tönnies, que define Comunidade como: “(…)uma forma de vida antiga que se desenvolveu a partir da agregação de famílias num mesmo espaço, caracterizando-se por uma coesão soc

Tabela Remuneratória dos Animadores Culturais Licenciados

Técnicos Superiores de Animação Sociocultural - Índice  IV corresponde  a 967 euros Ver Boletim do Trabalho e Emprego nº29 de 08/08/2013 ,  pag. 15 de 2013       índice remuneratório  nível  IV corresponde a 967 euros nas IPSS Consultar competências do Técnico Superior de Animação Sociocultural ver pág.. 1240 e pág.1250.  do Boletim do Trabalho e Emprego nº15 de 22/04/2011

Futebol de Formação

Quanto o Futebol de Formação não é valorizado pelas instituições e pelos meios de comunicação, trabalhamos "em tubos de ensaio" e "fórmulas matemáticas" para dar mais estímulos, ajudar no crescimento físico, técnico e táctico dos nossos atletas, crianças e jovens. Trabalhamos para os motivar a serem melhores, individualmente e socialmente. Promovemos o lúdico na compreensão de estratégias, aliadas à simplicidade da dinâmica e dimensão do futebol. O futebol de formação necessita ser VALORIZADO, para ganhar uma visão diferente e a dimensão necessária para o processo de crescimento dos jovens.  Observem a felicidade dos jovens atletas quando jogam e aí percebem a essência da formação e do ensinar a jogar. In Bruno Trindade 2022