Avançar para o conteúdo principal

Animação Sociocultural ao domicílio

 Animação Sociocultural ao domicílio

O conceito de Animação ao domicílio surge associado à necessidade de serem conferidos ao idoso sinais de afecto e de solidariedade que passam, sobretudo, pelo estabelecimento de diálogo e da procura em manter e reforçar os laços sociais com o meio que o rodeia.

 Associa-se, também, à necessidade de desenvolver a auto-estima para que o idoso não perca a autonomia, levando-o, se possível, à execução das tarefas inerentes à vida quotidiana, a reinseri-lo no meio social envolvente mediante a manutenção ou o restabelecimento de laços com a comunidade, através de acções dinâmicas e de partilha de experiências e vivências que visem a preservação da sua identidade e da sua interacção.
Com base nestes princípios norteadores, importa reter que a Animação ao domicílio não se reduz a um mero acompanhamento de carácter assistencialista muito em voga em Portugal. Aqui, partilhamos da ideia de Elizasu ao afirmar que:
“La Animación no puede ser reducida a un servicio suplementario a las ya existentes de apoyo en el domicilio. Hablar de Animación para personas mayores dependientes en el domicilio es interrogarse sobre el sentido de la vida de quien está confinado en su vivienda, es interrogarse sobre los pensamientos de la persona mayor cuando los intervinientes han dejada el domicilio y la persona se encuentra sola frente a ella misma.”
(Elizasu, 2001: p. 59)

Importa, neste ramo da Animação Sociocultural da terceira idade, ter em atenção um conjunto de factores, de que destacamos a mobilidade, o isolamento, a perda da auto-estima, a separação ou a ausência da família, a desmotivação, a resignação, a ociosidade, a dependência televisiva. Um programa de Animação Sociocultural ao domicílio deve ter como estratégia fundamental superar as limitações apresentadas, de maneira a não desqualificar os idosos e relegá-los para uma condição de cidadania menor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Animação Comunitária

“Encaramos a Animação Comunitária como uma forma de acção sociopedagógica que visa a transformação social, o desenvolvimento através da participação (…) surge-nos como uma tecnologia social que tem a sua formação nas diferentes Ciências Sociais…” (Bastos e Neves, 1993: p.6) Podemos definir Animação Comunitária como um processo sociopedagógico que permite criar as condições para alcançar a transformação social e desenvolvimento, através da participação dos cidadãos na sua comunidade e também como uma educação não formal centrada nos interesses e necessidades das comunidades. A Animação Comunitária trabalha no sentido de transformar o tempo desocupado das pessoas em tempo útil de socialização. Neste contexto, é fundamental falar do conceito de Comunidade. Como precursor do conceito de Comunidade encontramos Ferdinand Tönnies, que define Comunidade como: “(…)uma forma de vida antiga que se desenvolveu a partir da agregação de famílias num mesmo espaço, caracterizando-se por uma coesão soc

Tabela Remuneratória dos Animadores Culturais Licenciados

Técnicos Superiores de Animação Sociocultural - Índice  IV corresponde  a 967 euros Ver Boletim do Trabalho e Emprego nº29 de 08/08/2013 ,  pag. 15 de 2013       índice remuneratório  nível  IV corresponde a 967 euros nas IPSS Consultar competências do Técnico Superior de Animação Sociocultural ver pág.. 1240 e pág.1250.  do Boletim do Trabalho e Emprego nº15 de 22/04/2011

Futebol de Formação

Quanto o Futebol de Formação não é valorizado pelas instituições e pelos meios de comunicação, trabalhamos "em tubos de ensaio" e "fórmulas matemáticas" para dar mais estímulos, ajudar no crescimento físico, técnico e táctico dos nossos atletas, crianças e jovens. Trabalhamos para os motivar a serem melhores, individualmente e socialmente. Promovemos o lúdico na compreensão de estratégias, aliadas à simplicidade da dinâmica e dimensão do futebol. O futebol de formação necessita ser VALORIZADO, para ganhar uma visão diferente e a dimensão necessária para o processo de crescimento dos jovens.  Observem a felicidade dos jovens atletas quando jogam e aí percebem a essência da formação e do ensinar a jogar. In Bruno Trindade 2022