domingo, 28 de setembro de 2014

Orçamento Participativo

CONFERÊNCIA ORÇAMENTO PARTICIPATIVO – UBI – 27 Set. 2014

Ontem como convidado do Exmo. Sr. Vereador Nelson Silva fui apresentar as minhas propostas para o Orçamento Participativo.

É uma prática que permite aos cidadãos do município participarem ativamente, promovendo a cidadania ativa.

O meu objetivo como cidadão foi alertar para alguns problemas na zona do Rodrigo, avançando com uma proposta de requalificação.

A outra proposta, criação do Parque Biológico da Serra da Estrela, visa a vertente turística, educativa e económica.

Penso que contribui como cidadão para uma Covilhã melhor. É importante participar para contribuir para o desenvolvimento social, económico e cultural da Covilhã.

 Desde já, os meus Parabéns pelo projeto, que outros políticos lhe sigam o exemplo.



" CONFERÊNCIA ORÇAMENTO PARTICIPATIVO – UBI – 27 Set. 2014
Em parceria com a Universidade da Beira Interior realizou-se no Auditório 7.21 a conferência/debate em torno do Orçamento Participativo. Depois de ter apresentado em 10 de Agosto a in...iciativa de ouvir os cidadãos, de receber propostas e visitar locais com os proponentes, de ter promovido um debate on-line, chegou o momento de convocar os cidadãos e especialistas para, em conjunto, definir soluções, prioridades e propostas para o bem comum.
Com moderação de Jorge Nicolau, tomou a palavra o Prof. Dr. Nuno Augusto, Presidente do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior. Um discurso claro e directo. Manifestou as vantagens de haver um Orçamento Participativo. Alertou para riscos que podem ocorrer quando se promove um Orçamento Participativo. Falou do caso particular da Covilhã e também na qualidade de cidadão residente no concelho. Esclareceu quando questionado. Concluiu que quando existe um bom Orçamento Participativo quem ganha são os cidadãos. E clarificou: Devem ser exclusivamente os cidadãos a fazer propostas.
O cidadão Bruno Trindade foi convidado a expor as duas propostas que enviou. Excelente apresentação e um excelente exemplo de cidadania.
O público presente não hesitou e estimulou o debate. Debate de ideias, da forma, do conteúdo, das propostas, do modelo para a Covilhã ter um melhor Orçamento Participativo. Um debate com correcção, nobreza, engrandecido pela quantidade e qualidade das intervenções.
Todos ficaram a saber mais sobre esta temática e a mensagem foi clara. Um hino à democracia participativa. " in Dr. Nelson Silva

1 comentário:

Jorge Gouveia disse...

Parabéns pelo teu empenho e sentido cívico. Que as tuas ideias sejam acolhidas e colocadas em prática.