Avançar para o conteúdo principal

Animação e o seu conceito

Segundo Ventosa (2002) “O termo Animação, do ponto de vista etimológico tem origem (greco – latino), reportando para dois sentidos: um traduzindo a expressão «anima» que quer dizer vida, sentido; outro, traduzindo a expressão «animus», ou seja, movimento e dinamismo”. (p.30)
Animação, como deduz o próprio nome, significa vida, dinamismo, movimento, alegria, partilha.
Segundo Ventosa (2002), percepcionar a animação, como «vida»/«sentido» ou «movimento»/«dinamismo». É associá-la, antes de mais, à cultura. O modo como nos inscrevemos no mundo simbólico que nos configura como seres humanos e o tipo de mediações mobilizadas para nos (re)apropriarmos e nos (re)criarmos. (p.30)
O conceito de Animação está associado a diferentes contextos de aprendizagem nas áreas sociais, educativas e culturais, valorizando o saber, saber fazer e o saber ser.
Segundo Trilla (1998) “(…) será a palavra animação a mais adequada para explicar o que se pretende expressar? Por exemplo, há quem, e com uma certa razão, preferisse falar de «dinamização…». (p. 24)
A Animação emerge a partir da conjugação de vários factores: o aumento do tempo livre e a preocupação com o preenchimento criativo do lazer e do ócio; a necessidade de educação e de formação permanente ao longo da vida.
            “O aparecimento da Animação Sociocultural seria o fruto, nomeadamente, de uma reacção colectiva perante o carácter inaceitável de uma cultura que reserva a sua produção e transmissão para uma minoria privilegiada intelectual e/ou economicamente, e um projecto que impele os cidadãos a intervirem directamente numa cultura que vivem todos os dias, a participarem na sua criação e a integrarem-na no seu desenvolvimento geral (Quintana, 1993: p. 27)

Assim sendo, a Animação abrange uma grande diversidade de áreas ao nível educativo, social, e cultural de forma transversal. Com uma multiplicidade de funções de adaptação/integração, recreativa, educativa, correctora e crítica, sendo essencial a fomentação dos aspectos individuais e sociais do ser humano e para uma melhor promoção de uma educação social.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Animação Comunitária

“Encaramos a Animação Comunitária como uma forma de acção sociopedagógica que visa a transformação social, o desenvolvimento através da participação (…) surge-nos como uma tecnologia social que tem a sua formação nas diferentes Ciências Sociais…” (Bastos e Neves, 1993: p.6) Podemos definir Animação Comunitária como um processo sociopedagógico que permite criar as condições para alcançar a transformação social e desenvolvimento, através da participação dos cidadãos na sua comunidade e também como uma educação não formal centrada nos interesses e necessidades das comunidades. A Animação Comunitária trabalha no sentido de transformar o tempo desocupado das pessoas em tempo útil de socialização. Neste contexto, é fundamental falar do conceito de Comunidade. Como precursor do conceito de Comunidade encontramos Ferdinand Tönnies, que define Comunidade como: “(…)uma forma de vida antiga que se desenvolveu a partir da agregação de famílias num mesmo espaço, caracterizando-se por uma coesão soc...

Futebol e Formação

  Quando os princípios e valores da Formação no futebol andam " confusos"... jogarem só os "bons" jogadores? ... quando deve existir integração... Atletas com um nível médio alto e mais velhos, jogam em escalões inferiores. Quando o valor e ilusão de "ganhar" é mais importante ... que promoção de valores queremos na formação? ... Que trabalho promovemos? ... que formação queremos? ... Que desafios na formação pretendemos?... Ganhar nesta fase é menos importante ... Falamos de "ética desporto" ... quando de "ética" existe pouco... para valores, regras e normas sociais... saber ganhar e saber perder faz parte do processo.... Quando se "festejam golos" nos petizes pelos pais ... de forma efusiva aos gritos parecem que "ganharam" algo.... bater palmas sim pelo "golo"; dizerem "Boa" pelo desafio.... mas mais do que isso acho exagerado.... pensar que do outro lado temos crianças em processo de cresc...

Tabela Remuneratória dos Animadores Culturais Licenciados

Técnicos Superiores de Animação Sociocultural - Índice  IV corresponde  a 967 euros Ver Boletim do Trabalho e Emprego nº29 de 08/08/2013 ,  pag. 15 de 2013       índice remuneratório  nível  IV corresponde a 967 euros nas IPSS Consultar competências do Técnico Superior de Animação Sociocultural ver pág.. 1240 e pág.1250.  do Boletim do Trabalho e Emprego nº15 de 22/04/2011