Avançar para o conteúdo principal

Animação e o seu conceito

Segundo Ventosa (2002) “O termo Animação, do ponto de vista etimológico tem origem (greco – latino), reportando para dois sentidos: um traduzindo a expressão «anima» que quer dizer vida, sentido; outro, traduzindo a expressão «animus», ou seja, movimento e dinamismo”. (p.30)
Animação, como deduz o próprio nome, significa vida, dinamismo, movimento, alegria, partilha.
Segundo Ventosa (2002), percepcionar a animação, como «vida»/«sentido» ou «movimento»/«dinamismo». É associá-la, antes de mais, à cultura. O modo como nos inscrevemos no mundo simbólico que nos configura como seres humanos e o tipo de mediações mobilizadas para nos (re)apropriarmos e nos (re)criarmos. (p.30)
O conceito de Animação está associado a diferentes contextos de aprendizagem nas áreas sociais, educativas e culturais, valorizando o saber, saber fazer e o saber ser.
Segundo Trilla (1998) “(…) será a palavra animação a mais adequada para explicar o que se pretende expressar? Por exemplo, há quem, e com uma certa razão, preferisse falar de «dinamização…». (p. 24)
A Animação emerge a partir da conjugação de vários factores: o aumento do tempo livre e a preocupação com o preenchimento criativo do lazer e do ócio; a necessidade de educação e de formação permanente ao longo da vida.
            “O aparecimento da Animação Sociocultural seria o fruto, nomeadamente, de uma reacção colectiva perante o carácter inaceitável de uma cultura que reserva a sua produção e transmissão para uma minoria privilegiada intelectual e/ou economicamente, e um projecto que impele os cidadãos a intervirem directamente numa cultura que vivem todos os dias, a participarem na sua criação e a integrarem-na no seu desenvolvimento geral (Quintana, 1993: p. 27)

Assim sendo, a Animação abrange uma grande diversidade de áreas ao nível educativo, social, e cultural de forma transversal. Com uma multiplicidade de funções de adaptação/integração, recreativa, educativa, correctora e crítica, sendo essencial a fomentação dos aspectos individuais e sociais do ser humano e para uma melhor promoção de uma educação social.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Animação Comunitária

“Encaramos a Animação Comunitária como uma forma de acção sociopedagógica que visa a transformação social, o desenvolvimento através da participação (…) surge-nos como uma tecnologia social que tem a sua formação nas diferentes Ciências Sociais…” (Bastos e Neves, 1993: p.6) Podemos definir Animação Comunitária como um processo sociopedagógico que permite criar as condições para alcançar a transformação social e desenvolvimento, através da participação dos cidadãos na sua comunidade e também como uma educação não formal centrada nos interesses e necessidades das comunidades. A Animação Comunitária trabalha no sentido de transformar o tempo desocupado das pessoas em tempo útil de socialização. Neste contexto, é fundamental falar do conceito de Comunidade. Como precursor do conceito de Comunidade encontramos Ferdinand Tönnies, que define Comunidade como: “(…)uma forma de vida antiga que se desenvolveu a partir da agregação de famílias num mesmo espaço, caracterizando-se por uma coesão soc

Tabela Remuneratória dos Animadores Culturais Licenciados

Técnicos Superiores de Animação Sociocultural - Índice  IV corresponde  a 967 euros Ver Boletim do Trabalho e Emprego nº29 de 08/08/2013 ,  pag. 15 de 2013       índice remuneratório  nível  IV corresponde a 967 euros nas IPSS Consultar competências do Técnico Superior de Animação Sociocultural ver pág.. 1240 e pág.1250.  do Boletim do Trabalho e Emprego nº15 de 22/04/2011

Futebol de Formação

Quanto o Futebol de Formação não é valorizado pelas instituições e pelos meios de comunicação, trabalhamos "em tubos de ensaio" e "fórmulas matemáticas" para dar mais estímulos, ajudar no crescimento físico, técnico e táctico dos nossos atletas, crianças e jovens. Trabalhamos para os motivar a serem melhores, individualmente e socialmente. Promovemos o lúdico na compreensão de estratégias, aliadas à simplicidade da dinâmica e dimensão do futebol. O futebol de formação necessita ser VALORIZADO, para ganhar uma visão diferente e a dimensão necessária para o processo de crescimento dos jovens.  Observem a felicidade dos jovens atletas quando jogam e aí percebem a essência da formação e do ensinar a jogar. In Bruno Trindade 2022