segunda-feira, 30 de maio de 2011

Arte - visão H.W. Janson

H.W. Janson questiona “Isto é Arte? Por quê?” A Arte é criada pelo Homem com o objectivo de representar a compreensão do seu ser, da exteriorização dos sentimentos, do estado de espírito e das vivências do artista, contribuindo por vezes para uma nova visão do mundo e da sua obra.


A opinião de H.W. Janson - “Bem! Lá de arte não percebo nada…mas sei do que gosto!” - tem sido um verdadeiro “obstáculo ao entendimento entre os peritos e os profanos em matéria artística”.

A Arte dá-nos a possibilidade de comunicar a concepção que temos das coisas através de sua forma, sendo assim considerada um diálogo visual, que expressa a imaginação do seu criador.

Segundo H.W. Janson, ”O processo criador consiste numa longa série de rasgos de imaginação e nas tentativas do artista para lhes dar forma correspondente no material”.

A imaginação é importante porque nos dá a percepção de poder conceber todos os tipos possíveis de produzir arte.

Não é possível ensinar alguém a criar. Observe-se a diferença entre o artífice ou fabricante, «que sabe exactamente o que quer produzir logo desde o princípio, e escolhe as ferramentas mais adequadas à tarefa», e o artista que desde a concepção à execução é «sempre levado a tentar o impossível, ou pelo menos o improvável ou inimaginável»

No entanto, o Artista não cria simplesmente por criar, cria com um fundamento que a “sua obra receba aprovação dos outros”.

Segundo H.W. Janson “o processo criador só fica completo quando a obra encontrar um público para ela”.

Sem comentários: