Avançar para o conteúdo principal

Arte - visão H.W. Janson

H.W. Janson questiona “Isto é Arte? Por quê?” A Arte é criada pelo Homem com o objectivo de representar a compreensão do seu ser, da exteriorização dos sentimentos, do estado de espírito e das vivências do artista, contribuindo por vezes para uma nova visão do mundo e da sua obra.


A opinião de H.W. Janson - “Bem! Lá de arte não percebo nada…mas sei do que gosto!” - tem sido um verdadeiro “obstáculo ao entendimento entre os peritos e os profanos em matéria artística”.

A Arte dá-nos a possibilidade de comunicar a concepção que temos das coisas através de sua forma, sendo assim considerada um diálogo visual, que expressa a imaginação do seu criador.

Segundo H.W. Janson, ”O processo criador consiste numa longa série de rasgos de imaginação e nas tentativas do artista para lhes dar forma correspondente no material”.

A imaginação é importante porque nos dá a percepção de poder conceber todos os tipos possíveis de produzir arte.

Não é possível ensinar alguém a criar. Observe-se a diferença entre o artífice ou fabricante, «que sabe exactamente o que quer produzir logo desde o princípio, e escolhe as ferramentas mais adequadas à tarefa», e o artista que desde a concepção à execução é «sempre levado a tentar o impossível, ou pelo menos o improvável ou inimaginável»

No entanto, o Artista não cria simplesmente por criar, cria com um fundamento que a “sua obra receba aprovação dos outros”.

Segundo H.W. Janson “o processo criador só fica completo quando a obra encontrar um público para ela”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Animação Comunitária

“Encaramos a Animação Comunitária como uma forma de acção sociopedagógica que visa a transformação social, o desenvolvimento através da participação (…) surge-nos como uma tecnologia social que tem a sua formação nas diferentes Ciências Sociais…” (Bastos e Neves, 1993: p.6) Podemos definir Animação Comunitária como um processo sociopedagógico que permite criar as condições para alcançar a transformação social e desenvolvimento, através da participação dos cidadãos na sua comunidade e também como uma educação não formal centrada nos interesses e necessidades das comunidades. A Animação Comunitária trabalha no sentido de transformar o tempo desocupado das pessoas em tempo útil de socialização. Neste contexto, é fundamental falar do conceito de Comunidade. Como precursor do conceito de Comunidade encontramos Ferdinand Tönnies, que define Comunidade como: “(…)uma forma de vida antiga que se desenvolveu a partir da agregação de famílias num mesmo espaço, caracterizando-se por uma coesão soc

Tabela Remuneratória dos Animadores Culturais Licenciados

Técnicos Superiores de Animação Sociocultural - Índice  IV corresponde  a 967 euros Ver Boletim do Trabalho e Emprego nº29 de 08/08/2013 ,  pag. 15 de 2013       índice remuneratório  nível  IV corresponde a 967 euros nas IPSS Consultar competências do Técnico Superior de Animação Sociocultural ver pág.. 1240 e pág.1250.  do Boletim do Trabalho e Emprego nº15 de 22/04/2011

Futebol de Formação

Quanto o Futebol de Formação não é valorizado pelas instituições e pelos meios de comunicação, trabalhamos "em tubos de ensaio" e "fórmulas matemáticas" para dar mais estímulos, ajudar no crescimento físico, técnico e táctico dos nossos atletas, crianças e jovens. Trabalhamos para os motivar a serem melhores, individualmente e socialmente. Promovemos o lúdico na compreensão de estratégias, aliadas à simplicidade da dinâmica e dimensão do futebol. O futebol de formação necessita ser VALORIZADO, para ganhar uma visão diferente e a dimensão necessária para o processo de crescimento dos jovens.  Observem a felicidade dos jovens atletas quando jogam e aí percebem a essência da formação e do ensinar a jogar. In Bruno Trindade 2022