Avançar para o conteúdo principal

Penitentes

Penitentes 15 de Abril 2011 as 24 H0ras


"No cortejo dos penitentes Os sacerdotes de austera vidaVão contentes e muito enfeitadosSob as cinzas dos Sacrificados..."Fausto Bordalo Dias



"Óh meu bom Jesus,Pelos tormentos que passasteis na Cruz,Tende misericórdia das Almas!"E, em voz grave, com o mesmo tom soturno, os Penitentes respondem secamente em unissono:"E de nós... E de nós!!!"Açoita-se três vezes o Penitente com látego, que leva uma pele de ovelha no ombro, e segue a procissão.


Tudo isto, hoje, não passa de uma representação, ainda que com toda a sua simbologia.


Mas quais as origens de tal manifestação?Na Idade Média, as penitências e romarias religiosas começaram a ganhar peso, sob a influência da Igreja Católica, que incentivava os fiéis para tais práticas, no intuito de purificar a alma dos pecados.


Aproveitando a oportunidade de purificação, os homens auto-flagelar-se-iam na Procissão dos Penitentes, na ânsia de reproduzir e sentir o sofrimento de Cristo.No entanto, a auto-flagelação é um acto pagão, tendo sido sempre condenada pela Igreja Católica e, por isso, a Procissão dos Penitentes terá provavelmente origem pagã.


A ausência de pároco na formação da procissão também poderá demonstrar esta hipótese. Deste modo, há quem acredite que a cerimónia poderia servir de prece dirigida a Deus nos tempos de Peste Negra, julgando-se ser este um castigo dos Céus.


Há também quem fale em leprosos e tuberculosos refugiados nos montes da nossa região, que só desciam em procissão à Vila, envoltos em lençóis brancos, quando a população já descansava, procurando o perdão de Deus pelos pecados que teriam cometido, dando origem à doença.


A "relha" (ferro do arado) que um dos homens arrasta pelas pedras da calçada serviria para avisar a chegada dos Penitentes.


De qualquer modo, numa mistura de fé e arrebatamento, de transcendência e misticismo, a Procissão dos Penitentes é uma cerimónia trágica e impressionante, que chega, segundo alguns, a "arrepiar a espinha", que se irá manter, com toda a certeza, nas tradições do Paul, por várias décadas!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tabela Remuneratória dos Animadores Culturais Licenciados

Técnicos Superiores de Animação Sociocultural - Índice  IV corresponde  a 967 euros Ver Boletim do Trabalho e Emprego nº29 de 08/08/2013 ,  pag. 15 de 2013       índice remuneratório  nível  IV corresponde a 967 euros nas IPSS Consultar competências do Técnico Superior de Animação Sociocultural ver pág.. 1240 e pág.1250.  do Boletim do Trabalho e Emprego nº15 de 22/04/2011

Animação Comunitária

“Encaramos a Animação Comunitária como uma forma de acção sociopedagógica que visa a transformação social, o desenvolvimento através da participação (…) surge-nos como uma tecnologia social que tem a sua formação nas diferentes Ciências Sociais…” (Bastos e Neves, 1993: p.6) Podemos definir Animação Comunitária como um processo sociopedagógico que permite criar as condições para alcançar a transformação social e desenvolvimento, através da participação dos cidadãos na sua comunidade e também como uma educação não formal centrada nos interesses e necessidades das comunidades. A Animação Comunitária trabalha no sentido de transformar o tempo desocupado das pessoas em tempo útil de socialização. Neste contexto, é fundamental falar do conceito de Comunidade. Como precursor do conceito de Comunidade encontramos Ferdinand Tönnies, que define Comunidade como: “(…)uma forma de vida antiga que se desenvolveu a partir da agregação de famílias num mesmo espaço, caracterizando-se por uma coesão soc...

Futebol e Formação

  Quando os princípios e valores da Formação no futebol andam " confusos"... jogarem só os "bons" jogadores? ... quando deve existir integração... Atletas com um nível médio alto e mais velhos, jogam em escalões inferiores. Quando o valor e ilusão de "ganhar" é mais importante ... que promoção de valores queremos na formação? ... Que trabalho promovemos? ... que formação queremos? ... Que desafios na formação pretendemos?... Ganhar nesta fase é menos importante ... Falamos de "ética desporto" ... quando de "ética" existe pouco... para valores, regras e normas sociais... saber ganhar e saber perder faz parte do processo.... Quando se "festejam golos" nos petizes pelos pais ... de forma efusiva aos gritos parecem que "ganharam" algo.... bater palmas sim pelo "golo"; dizerem "Boa" pelo desafio.... mas mais do que isso acho exagerado.... pensar que do outro lado temos crianças em processo de cresc...