Avançar para o conteúdo principal

Divulgação

O que é o nada?

Nada?

Por acaso já não o viste?

Repara: nem o viste nem o não viste.

Só vemos metade de tudo o que existe.

in O Nada, Álvaro Magalhães



Na sequência do trabalho de sensibilização e de formação de públicos que a arte pública – artes performativas de Beja – tem vindo a realizar em Beja nos domínios das Artes de Palco e das estratégias Pró-Literacia, vimos por este meio informar que iniciámos novo projecto.


Trata-se de O QUE É O NADA? -título inspirado no poema de Álvaro Magalhães - no âmbito da expressão e improvisação corporal, dramática e musical, aliado a actividades pró-literacia, de onde resultará a construção de um objecto performativo a apresentar publicamente sob a forma de espectáculo - com sessões de trabalho a decorrerem no espaço escolar.

O QUE É O NADA terá apresentação pública no Pax-Julia, Teatro Municipal, nos dias 27, 28 e 29 de Maio 2011 - e, desde já, convidamos-vos a visitarem o blogue onde registaremos alguns momentos e impressões de todo o processo de trabalho: http://oqueehonada.blogspot.com/, cuja visita e divulgação agradecemos.


Sublinhamos que Projectos desta natureza, que têm a oportunidade de, posteriormente, serem levados a cena e devidamente enquadrados, tanto do ponto de vista pedagógico, como técnico e artístico – como tem sido o caso de outras produções em formato de amostragem final do trabalho da arte pública com crianças e jovens - TANTAROCATINTA, ENSAO-GERAL, CANTANDO ESPALHAREI e UM LUGAR IMENSO, TALVEZ - influem muito positivamente na capacidade de expressão e comunicação das crianças, no incremento da sua auto-estima, no estímulo à curiosidade para outros universos e no fortalecimento de laços no trabalho em equipa.


Nestas crianças em particular, oriundas de meios culturais muito díspares e onde a Escola tenta promover a sua integração no respeito pela diferença, acreditamos ainda nesta intervenção como uma mais-valia para a percepção de novas realidades, para o conhecimento de si mesmo e para a aceitação do outro, a consciência do valor da expressão em liberdade e a visão criativa na resolução de problemas.

pela arte pública


http://blog.artepublica.pt/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Animação Comunitária

“Encaramos a Animação Comunitária como uma forma de acção sociopedagógica que visa a transformação social, o desenvolvimento através da participação (…) surge-nos como uma tecnologia social que tem a sua formação nas diferentes Ciências Sociais…” (Bastos e Neves, 1993: p.6) Podemos definir Animação Comunitária como um processo sociopedagógico que permite criar as condições para alcançar a transformação social e desenvolvimento, através da participação dos cidadãos na sua comunidade e também como uma educação não formal centrada nos interesses e necessidades das comunidades. A Animação Comunitária trabalha no sentido de transformar o tempo desocupado das pessoas em tempo útil de socialização. Neste contexto, é fundamental falar do conceito de Comunidade. Como precursor do conceito de Comunidade encontramos Ferdinand Tönnies, que define Comunidade como: “(…)uma forma de vida antiga que se desenvolveu a partir da agregação de famílias num mesmo espaço, caracterizando-se por uma coesão soc

Tabela Remuneratória dos Animadores Culturais Licenciados

Técnicos Superiores de Animação Sociocultural - Índice  IV corresponde  a 967 euros Ver Boletim do Trabalho e Emprego nº29 de 08/08/2013 ,  pag. 15 de 2013       índice remuneratório  nível  IV corresponde a 967 euros nas IPSS Consultar competências do Técnico Superior de Animação Sociocultural ver pág.. 1240 e pág.1250.  do Boletim do Trabalho e Emprego nº15 de 22/04/2011

Futebol de Formação

Quanto o Futebol de Formação não é valorizado pelas instituições e pelos meios de comunicação, trabalhamos "em tubos de ensaio" e "fórmulas matemáticas" para dar mais estímulos, ajudar no crescimento físico, técnico e táctico dos nossos atletas, crianças e jovens. Trabalhamos para os motivar a serem melhores, individualmente e socialmente. Promovemos o lúdico na compreensão de estratégias, aliadas à simplicidade da dinâmica e dimensão do futebol. O futebol de formação necessita ser VALORIZADO, para ganhar uma visão diferente e a dimensão necessária para o processo de crescimento dos jovens.  Observem a felicidade dos jovens atletas quando jogam e aí percebem a essência da formação e do ensinar a jogar. In Bruno Trindade 2022