Avançar para o conteúdo principal

Semana Cultural das Terras do Xisto 2009



De 1 a 9 de Agosto, no Fundão, a Semana Cultural das Terras do Xisto 2009 vai refrescar este Verão. O tema principal da Semana Cultural deste ano é as Casas da Floresta, uma rede de casas dedicadas ao mel, à tecelagem, aos cogumelos e aos bombos. Inaugura-se também o Caminho do Xisto da Barroca, que passa nas gravuras rupestres descobertas à beira do Rio Zêzere. Há ainda uma prova de perícia com barcas tradicionais, espectáculos de circo e de fusão musical com os famosos Bombos de Lavacolhos. E para os mais jovens um acampamento com diversos workshops e actividades aventura.

1 Agosto
BARROCA
Caminho do Xisto da Barroca – Rota da Arte Rupestre, 09:30h
O Caminho do Xisto da Barroca é um percurso pedestre pelas margens do Zêzere, que nos leva às gravuras rupestres e à imponente paisagem das escombreiras.

Abertura do Centro Interpretativo de Arte Rupestre da Barroca – Rede de Arte Rupestre das Aldeias do Xisto, 13h
Um espaço dedicado à Arte Rupestre, desde as margens do Rio Zêzere à Serra do Açor. Conheça a ideia do homem gravada no tempo das rochas.

Festa na Aldeia

2 Agosto
JANEIRO DE CIMA
Encontro de Barqueiros – Prova de perícia, 16h
Uma prova de destreza para os barqueiros do Rio Zêzere, que terão de ser rápidos a ultrapassar os obstáculos.

3 a 8 Agosto
LAVACOLHOS
Acampamento ZABUMBA (*)

Workshop de percussão
4 a 8 Agosto
Este workshop explora e incentiva a criatividade e a dinâmica do “pensamento” musical. O resultado final será apresentado na abertura da Casa do Bombo.

Tarde Aventura
4 de Agosto, 14:00h às 18:00h
Orientação, jogos tradicionais, canoagem, jogos aquáticos, rappel para a água, tiro com arco.


Workshop de construção de cabeçudos
6 a 8 Agosto
Os participantes aprendem, de forma divertida e criativa, a construir um cabeçudo. Os cabeçudos produzidos participarão na arruada final, ao som dos lendários Bombos de Lavacolhos.

6 Agosto
SILVARES
Atiradas ao mar, 21:30h
Uma viagem acrobática junta a magia do teatro e das artes circenses.

7 Agosto
BOGAS DE BAIXO
Atiradas ao mar, 21:30h
Uma viagem acrobática junta a magia do teatro e das artes circenses.

8 Agosto
LAVACOLHOS
Abertura da Casa do Bombo, 19:30h
Nesta Aldeia a tradição do toque do bombo mantém-se bem viva. Na Casa do Bombo preserva-se essa memória e ensina-se como se constroem e como se tocam os bombos.

Encontro de Bombos, 21:00h
É nas arruadas que a tradição do toque do bombo se manifesta em todo o seu fulgor. Em Lavacolhos, o Encontro de Bombos é um momento de festa único.

Drum&Perkussion! – Percussão experimental, 22:30h
A energia dos percussionistas, acompanhados por um baixo e uma guitarra, cria ambientes sonoros alternativos.

Orquestra de Percussão Tradicional Portuguesa, 22:30h Um bombo nunca toca só. A Orquestra vai receber os participantes da Oficina de Bombos para um espectáculo inesquecível.

9 Agosto
BOGAS DE CIMA
Feira Apícola, 14h às 20h
Uma mostra da actividade apícola da região, com concurso de rótulos e méis.

Abertura da Casa do Mel, 18h
Na Casa do Mel entre no mundo das abelhas e delicie-se com a pureza deste néctar.

Os sabores do Mel, 19:30h
Um evento gastronómico para provar o mel e as diversas iguarias que se podem confeccionar à base deste néctar.

Entrega de prémios, 20h
Entrega dos prémios para os melhores rótulos e méis do concurso.

(*) Preço: 45€. Inclui acampamento, refeições e participação nos workshops. A participação nos workshops e actividades estão abertas a participantes que não estejam no acampamento, mediante inscrição.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Animação Comunitária

“Encaramos a Animação Comunitária como uma forma de acção sociopedagógica que visa a transformação social, o desenvolvimento através da participação (…) surge-nos como uma tecnologia social que tem a sua formação nas diferentes Ciências Sociais…” (Bastos e Neves, 1993: p.6) Podemos definir Animação Comunitária como um processo sociopedagógico que permite criar as condições para alcançar a transformação social e desenvolvimento, através da participação dos cidadãos na sua comunidade e também como uma educação não formal centrada nos interesses e necessidades das comunidades. A Animação Comunitária trabalha no sentido de transformar o tempo desocupado das pessoas em tempo útil de socialização. Neste contexto, é fundamental falar do conceito de Comunidade. Como precursor do conceito de Comunidade encontramos Ferdinand Tönnies, que define Comunidade como: “(…)uma forma de vida antiga que se desenvolveu a partir da agregação de famílias num mesmo espaço, caracterizando-se por uma coesão soc

Tabela Remuneratória dos Animadores Culturais Licenciados

Técnicos Superiores de Animação Sociocultural - Índice  IV corresponde  a 967 euros Ver Boletim do Trabalho e Emprego nº29 de 08/08/2013 ,  pag. 15 de 2013       índice remuneratório  nível  IV corresponde a 967 euros nas IPSS Consultar competências do Técnico Superior de Animação Sociocultural ver pág.. 1240 e pág.1250.  do Boletim do Trabalho e Emprego nº15 de 22/04/2011

Futebol de Formação

Quanto o Futebol de Formação não é valorizado pelas instituições e pelos meios de comunicação, trabalhamos "em tubos de ensaio" e "fórmulas matemáticas" para dar mais estímulos, ajudar no crescimento físico, técnico e táctico dos nossos atletas, crianças e jovens. Trabalhamos para os motivar a serem melhores, individualmente e socialmente. Promovemos o lúdico na compreensão de estratégias, aliadas à simplicidade da dinâmica e dimensão do futebol. O futebol de formação necessita ser VALORIZADO, para ganhar uma visão diferente e a dimensão necessária para o processo de crescimento dos jovens.  Observem a felicidade dos jovens atletas quando jogam e aí percebem a essência da formação e do ensinar a jogar. In Bruno Trindade 2022