terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Jogos Tradicionais

Os jogos tradicionais incorporam um conjunto de actividades lúdicas e corporais que chegaram até nos através dos nossos antepassados, mediante a transmissão oral dos mais velhos para os mais novos.

Tendo uma carga cultural e simbólica muito diversificada, atendendo variar de região para região e terem características de utilização tradicional do corpo, dos materiais, espaços, tempos, regras fundamentais e capacidades individuais e valores culturais e sociais.

Sendo o objectivo proporcionar o prazer o lazer e o divertimento como factores de desenvolvimento do Homem.

Assim sendo podemos afirmar que os jogos tradicionais nos dias de hoje podem ser uma boa forma de animação cultural e desportiva.

Contudo, o jogo tem duas funções, uma função lúdica na qual a criança encontra prazer ao jogar, e uma função educativa, através da qual o jogo ensina alguma coisa, ajuda a desenvolver o conhecimento da criança e a sua apreensão do mundo.

Pensando especificamente nos Jogos Tradicionais, trazê-los de volta e transmiti-los às actuais gerações é uma tarefa muito importante: significa a preservação cultural de um património lúdico nacional.

Conclui-se que os jogos têm uma forte contribuição na socialização no espírito em grupo.

Sem comentários: