Avançar para o conteúdo principal

Novas Apostas de Animação - Jogos Tradicionais

Os jogos são considerados universais, são conhecidos localmente por uma ou mais denominação, que variam de terra em terra ou de região em região.
Tendo como carga simbólica, referente ás características de utilização tradicional do corpo, dos materiais, espaços, tempos, regras fundamentais, capacidades individuais e valores culturais e sociais.
Os jogos tradicionais estabelecem uma relação entre as actividades lúdicas e laborais, tendo o prazer, o lazer, o divertimento como factores de desenvolvimento do Homem devido ao desgaste psicológico e físico do trabalho.
Tendo como função corresponder às necessidades do Homem ao nível social, afectivo e profissional.
Tendo como objectivo fundamental dos jogos melhorar a aptidão física, elevando as capacidades físicas de modo harmonioso e adequado às necessidades de desenvolvimento, assegurar a aprendizagem dos diferentes jogos tradicionais, promovendo o desenvolvimento multilateral e harmonioso.
Tentando promover o lazer, o movimento, interacção, competição saudável, mas contudo promove-se a iniciativa e a responsabilidade pessoal, a cooperação e a solidariedade.

Promover o gosto pela prática regular das actividades físicas e assegurar a compreensão da sua importância como factor de saúde e componente da cultura, na dimensão individual e social, a formação de hábitos, atitudes e conhecimentos relativos à interpretação e participação nas estruturas sociais, no seio dos quais se desenvolvem as actividades físicas, valorizando a actividades desportiva; e os hábitos de higiene e segurança pessoal e colectiva

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Animação Comunitária

“Encaramos a Animação Comunitária como uma forma de acção sociopedagógica que visa a transformação social, o desenvolvimento através da participação (…) surge-nos como uma tecnologia social que tem a sua formação nas diferentes Ciências Sociais…” (Bastos e Neves, 1993: p.6) Podemos definir Animação Comunitária como um processo sociopedagógico que permite criar as condições para alcançar a transformação social e desenvolvimento, através da participação dos cidadãos na sua comunidade e também como uma educação não formal centrada nos interesses e necessidades das comunidades. A Animação Comunitária trabalha no sentido de transformar o tempo desocupado das pessoas em tempo útil de socialização. Neste contexto, é fundamental falar do conceito de Comunidade. Como precursor do conceito de Comunidade encontramos Ferdinand Tönnies, que define Comunidade como: “(…)uma forma de vida antiga que se desenvolveu a partir da agregação de famílias num mesmo espaço, caracterizando-se por uma coesão soc...

Animação Sociocultural e Desenvolvimento Comunitário

Animação Sociocultural tem como estratégia de intervenção o desenvolvimento comunitário, com a finalidade de promover a participação e dinamização social, através do processo de responsabilização de indivíduos na gestão e direcção dos seus próprios recursos. É um desenvolvimento integral e “endógeno”, integral, visto que é capaz de unir entre si, os progressos económicos, sociais, culturais, morais. Sendo a animação Sociocultural um instrumento de motivação e participação da mudança pessoal e estrutural, sendo um processo dinâmico entre a administração, os técnicos e a população, organizado através de associações, movimentos sociais, partidos políticos, instituições e redes inter-associativas. O desenvolvimento comunitário surge das necessidades de uma articulação da sociedade, e o ser humano ao nível da adaptação, inovação e as mudanças quantitativas. 1. Desenvolvimento Comunitário como Fortalecimento da Sociedade Civil O Desenvolvimento Comunitário tem como objectivo proporcionar aos...