sábado, 13 de dezembro de 2008

Novas Apostas de Animação - Jogos Tradicionais

Os jogos são considerados universais, são conhecidos localmente por uma ou mais denominação, que variam de terra em terra ou de região em região.
Tendo como carga simbólica, referente ás características de utilização tradicional do corpo, dos materiais, espaços, tempos, regras fundamentais, capacidades individuais e valores culturais e sociais.
Os jogos tradicionais estabelecem uma relação entre as actividades lúdicas e laborais, tendo o prazer, o lazer, o divertimento como factores de desenvolvimento do Homem devido ao desgaste psicológico e físico do trabalho.
Tendo como função corresponder às necessidades do Homem ao nível social, afectivo e profissional.
Tendo como objectivo fundamental dos jogos melhorar a aptidão física, elevando as capacidades físicas de modo harmonioso e adequado às necessidades de desenvolvimento, assegurar a aprendizagem dos diferentes jogos tradicionais, promovendo o desenvolvimento multilateral e harmonioso.
Tentando promover o lazer, o movimento, interacção, competição saudável, mas contudo promove-se a iniciativa e a responsabilidade pessoal, a cooperação e a solidariedade.

Promover o gosto pela prática regular das actividades físicas e assegurar a compreensão da sua importância como factor de saúde e componente da cultura, na dimensão individual e social, a formação de hábitos, atitudes e conhecimentos relativos à interpretação e participação nas estruturas sociais, no seio dos quais se desenvolvem as actividades físicas, valorizando a actividades desportiva; e os hábitos de higiene e segurança pessoal e colectiva

Sem comentários: