Avançar para o conteúdo principal

Mímica

A Mímica vem do termo grego «minos» que significa actor, imitador. É um nome de uma brincadeira tradicional da qual podem participar crianças, adolescentes e adultos. Possui variantes, mas, basicamente, consiste em uma pessoa ter que representar somente utilizando a mímica, sem usar quaisquer códigos, letras ou palavras.
Arte da mímica é o tipo de teatro que os actores utilizam o corpo/gestos como ferramenta principal do espectáculo, mas podem ser utilizados outros elementos de acção, mas vêem sempre como suporte a acção e não como elementos principais de movimento.

Podemos dizer que a Mímica e a arte de exprimir, representar os pensamentos, os sentimentos histórias e acontecimentos por meio de gestos.

O Centro da atenção reside totalmente na forma da acção e nas atitudes, é pela mímica que o bebe se faz compreender, muito antes de aprender a comunicar pela fala. Desde muito cedo, espontâneo e instintivamente, expressa a sua fome, e sua alegria, a sua dor, o seu desejo de dormir.


É também pela mímica que nos fazemos entender a quem desconhece a nossa língua. Possibilitando a comunicação através de gestos e expressando os desejos, sentimentos e ideias elementares por um código de sinais, de afeições, de atitudes de certa forma conhecidas e compreendidas universalmente.


O Método de treino para a mímica pode ser dividido em 3 partes:


Teoria:
• Mímica ocidental: de onde vem para onde vai?
• O pai de mímica moderna ocidental: Etienne Decroux
• O que e pantomima, mímica corporal
• Mímica abstracta e literal


Técnica:
• Exercício sobre a Mímica Corporal de Decroux
• Construção de dramaturgia corporal
• Ilusão: Os “Efeitos especiais” na mímica
• Treino de repertório de mímica abstracta e literal
• Relação com espaço real e imaginário


Criatividade:
• O corpo como ferramenta da narrativa
• Improvisos físicos
• Criação de cena corporal
• Trabalhar texto como suporte ao movimento
• Improviso com mascaras e objectos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Animação Comunitária

“Encaramos a Animação Comunitária como uma forma de acção sociopedagógica que visa a transformação social, o desenvolvimento através da participação (…) surge-nos como uma tecnologia social que tem a sua formação nas diferentes Ciências Sociais…” (Bastos e Neves, 1993: p.6) Podemos definir Animação Comunitária como um processo sociopedagógico que permite criar as condições para alcançar a transformação social e desenvolvimento, através da participação dos cidadãos na sua comunidade e também como uma educação não formal centrada nos interesses e necessidades das comunidades. A Animação Comunitária trabalha no sentido de transformar o tempo desocupado das pessoas em tempo útil de socialização. Neste contexto, é fundamental falar do conceito de Comunidade. Como precursor do conceito de Comunidade encontramos Ferdinand Tönnies, que define Comunidade como: “(…)uma forma de vida antiga que se desenvolveu a partir da agregação de famílias num mesmo espaço, caracterizando-se por uma coesão soc

Tabela Remuneratória dos Animadores Culturais Licenciados

Técnicos Superiores de Animação Sociocultural - Índice  IV corresponde  a 967 euros Ver Boletim do Trabalho e Emprego nº29 de 08/08/2013 ,  pag. 15 de 2013       índice remuneratório  nível  IV corresponde a 967 euros nas IPSS Consultar competências do Técnico Superior de Animação Sociocultural ver pág.. 1240 e pág.1250.  do Boletim do Trabalho e Emprego nº15 de 22/04/2011

Futebol de Formação

Quanto o Futebol de Formação não é valorizado pelas instituições e pelos meios de comunicação, trabalhamos "em tubos de ensaio" e "fórmulas matemáticas" para dar mais estímulos, ajudar no crescimento físico, técnico e táctico dos nossos atletas, crianças e jovens. Trabalhamos para os motivar a serem melhores, individualmente e socialmente. Promovemos o lúdico na compreensão de estratégias, aliadas à simplicidade da dinâmica e dimensão do futebol. O futebol de formação necessita ser VALORIZADO, para ganhar uma visão diferente e a dimensão necessária para o processo de crescimento dos jovens.  Observem a felicidade dos jovens atletas quando jogam e aí percebem a essência da formação e do ensinar a jogar. In Bruno Trindade 2022