A Mímica vem do termo grego «minos» que significa actor, imitador. É um nome de uma brincadeira tradicional da qual podem participar crianças, adolescentes e adultos. Possui variantes, mas, basicamente, consiste em uma pessoa ter que representar somente utilizando a mímica, sem usar quaisquer códigos, letras ou palavras.
Arte da mímica é o tipo de teatro que os actores utilizam o corpo/gestos como ferramenta principal do espectáculo, mas podem ser utilizados outros elementos de acção, mas vêem sempre como suporte a acção e não como elementos principais de movimento.
Podemos dizer que a Mímica e a arte de exprimir, representar os pensamentos, os sentimentos histórias e acontecimentos por meio de gestos.
O Centro da atenção reside totalmente na forma da acção e nas atitudes, é pela mímica que o bebe se faz compreender, muito antes de aprender a comunicar pela fala. Desde muito cedo, espontâneo e instintivamente, expressa a sua fome, e sua alegria, a sua dor, o seu desejo de dormir.
É também pela mímica que nos fazemos entender a quem desconhece a nossa língua. Possibilitando a comunicação através de gestos e expressando os desejos, sentimentos e ideias elementares por um código de sinais, de afeições, de atitudes de certa forma conhecidas e compreendidas universalmente.
O Método de treino para a mímica pode ser dividido em 3 partes:
Teoria:
• Mímica ocidental: de onde vem para onde vai?
• O pai de mímica moderna ocidental: Etienne Decroux
• O que e pantomima, mímica corporal
• Mímica abstracta e literal
Técnica:
• Exercício sobre a Mímica Corporal de Decroux
• Construção de dramaturgia corporal
• Ilusão: Os “Efeitos especiais” na mímica
• Treino de repertório de mímica abstracta e literal
• Relação com espaço real e imaginário
Criatividade:
• O corpo como ferramenta da narrativa
• Improvisos físicos
• Criação de cena corporal
• Trabalhar texto como suporte ao movimento
• Improviso com mascaras e objectos
Arte da mímica é o tipo de teatro que os actores utilizam o corpo/gestos como ferramenta principal do espectáculo, mas podem ser utilizados outros elementos de acção, mas vêem sempre como suporte a acção e não como elementos principais de movimento.
Podemos dizer que a Mímica e a arte de exprimir, representar os pensamentos, os sentimentos histórias e acontecimentos por meio de gestos.
O Centro da atenção reside totalmente na forma da acção e nas atitudes, é pela mímica que o bebe se faz compreender, muito antes de aprender a comunicar pela fala. Desde muito cedo, espontâneo e instintivamente, expressa a sua fome, e sua alegria, a sua dor, o seu desejo de dormir.
É também pela mímica que nos fazemos entender a quem desconhece a nossa língua. Possibilitando a comunicação através de gestos e expressando os desejos, sentimentos e ideias elementares por um código de sinais, de afeições, de atitudes de certa forma conhecidas e compreendidas universalmente.
O Método de treino para a mímica pode ser dividido em 3 partes:
Teoria:
• Mímica ocidental: de onde vem para onde vai?
• O pai de mímica moderna ocidental: Etienne Decroux
• O que e pantomima, mímica corporal
• Mímica abstracta e literal
Técnica:
• Exercício sobre a Mímica Corporal de Decroux
• Construção de dramaturgia corporal
• Ilusão: Os “Efeitos especiais” na mímica
• Treino de repertório de mímica abstracta e literal
• Relação com espaço real e imaginário
Criatividade:
• O corpo como ferramenta da narrativa
• Improvisos físicos
• Criação de cena corporal
• Trabalhar texto como suporte ao movimento
• Improviso com mascaras e objectos
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