terça-feira, 5 de agosto de 2008

Expressão Dramática

A Expressão Dramática é um dos meios mais valiosos e completos na educação da criança e do ser Humano.

Contribuindo para um maior desenvolvimento pisco-sócio-motor, pondo em jogo a sua expressividade, criatividade de valores, ao mesmo tempo que a ajuda na sua relação social.

Começando com gestos simples, passando sucessivamente para a expressão corporal, para a Imitação, para Mímica e depois para o jogo Dramático e Dramatização, coexistindo e enriquecendo-se mutuamente. Muitas das vezes, depois de tomar consciência de algumas das suas inibições ou medos, é capaz deles se libertar no momento em que veste a pele de algumas personagens ou defende determinadas histórias.

A Comunicação é expressa através de gestos e expressões faciais, por esse motivo o nosso corpo adquire com os nossos relacionamentos interpessoal, expressões de riso de alegria, de vibração ou mesmo expressões de sofrimento físico e psíquico.

A riqueza das expressões do corpo bem como a importância de sabermos realizar a leitura corporal facilitam a nossa inserção social, auxiliam a entender melhor o outro, e contribuem para uma melhor convivência entre as pessoas.

Através de exercícios corporais encontramos, um terreno propício para desenvolver todo o nosso corpo e a nossa mente, integrados e harmonizados, fazendo através da experimentação e da observação, um ser Humano critico, actuante e responsável na construção de um mundo mais pleno para todos.

Este exercício pode constituir um recurso bastante eficaz para aprendermos, ensinarmos e convivermos.

Os exercícios corporais possibilitam e favorecem o auto conhecimento e bem-estar físico e psicológico tanto individualmente como em grupo.

Sem comentários: