Avançar para o conteúdo principal

A Expressão Dramática na Educação do Corpo e da Mente

A Expressão Dramática é uma mais-valia, para tomarmos consciência de algumas inibições ou medos, e permite-nos libertá-los e ao mesmo tempo proporciona um prazer que nos leva à evolução e ao crescimento interior.
Logo que a criança tome consciência do seu ambiente e consegue-se traduzir em experiencia e sentimentos em sons e palavras, as primeiras representações dramáticas são imitações espontâneas e informais. As crianças na faixa etária de 0 a 6 anos usam indistintamente a mímica, a palavra e o som para expressar o seu pensamento. Brincar com tudo que lhe fica próximo no tempo e no espaço, sendo essa fase a acção.

Nessa fase deve-se ter atenção permanente para uma interacção entre o corpo e a mente, portanto a emoção e a razão estarão conectadas para uma vida saudável, onde ensinar exige saber escutar e escutando e assim aprendemos a falar.

Escutar significa a disponibilidade do sujeito que escuta para a abertura à fala do outro, ao gesto do outro e as diferenças do outro.

A Representação Dramática é um recurso educativo dos mais completos, porque através dela:
• Incentiva-se a criação e a observação
• Possibilita-se variado meios de expressão
• Liberta-se sentimentos
• Desenvolve-se hábitos, atitudes e habilidades
• Desenvolve-se maneira reflexiva de pensar
• Amplia-se conceitos levando a generalizações


A actividade dramática desenvolve o ser humano, porque exige observação analítica de fatos e sentimentos, e com base nas observações e impressões, a criança cria gestos ritmos, sons, palavras e movimentos próprios.


• Permite que a criança transfira para as personagens os seus problemas, essa liberação dentro do “faz de conta” resolve, até certo ponto, as suas dificuldades de ajustamento e de integração no grupo e desenvolvimento emocional.
• Permite a ordenação de fatos numa sequência lógica, favorecendo o pensamento ordenado.
• Aprofunda o senso de observação, formando assim, um espírito crítico, baseado na realidade dos fatos.
• Contribuindo para aprendizagem de novos conhecimentos, possibilita as relações necessárias neste processo.

A Expressão Dramática é a base de toda a educação criativa, pois desenvolve o ser Humano (corpo, mente e emoção).
A linguagem dramática possibilita as pessoas a viverem uma relação entre as ideias e a sua mútua inter-acção, através da personificação de personagens, podendo compreender e aprender o mundo que nos rodeia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Animação Comunitária

“Encaramos a Animação Comunitária como uma forma de acção sociopedagógica que visa a transformação social, o desenvolvimento através da participação (…) surge-nos como uma tecnologia social que tem a sua formação nas diferentes Ciências Sociais…” (Bastos e Neves, 1993: p.6) Podemos definir Animação Comunitária como um processo sociopedagógico que permite criar as condições para alcançar a transformação social e desenvolvimento, através da participação dos cidadãos na sua comunidade e também como uma educação não formal centrada nos interesses e necessidades das comunidades. A Animação Comunitária trabalha no sentido de transformar o tempo desocupado das pessoas em tempo útil de socialização. Neste contexto, é fundamental falar do conceito de Comunidade. Como precursor do conceito de Comunidade encontramos Ferdinand Tönnies, que define Comunidade como: “(…)uma forma de vida antiga que se desenvolveu a partir da agregação de famílias num mesmo espaço, caracterizando-se por uma coesão soc...

Animação Sociocultural e Desenvolvimento Comunitário

Animação Sociocultural tem como estratégia de intervenção o desenvolvimento comunitário, com a finalidade de promover a participação e dinamização social, através do processo de responsabilização de indivíduos na gestão e direcção dos seus próprios recursos. É um desenvolvimento integral e “endógeno”, integral, visto que é capaz de unir entre si, os progressos económicos, sociais, culturais, morais. Sendo a animação Sociocultural um instrumento de motivação e participação da mudança pessoal e estrutural, sendo um processo dinâmico entre a administração, os técnicos e a população, organizado através de associações, movimentos sociais, partidos políticos, instituições e redes inter-associativas. O desenvolvimento comunitário surge das necessidades de uma articulação da sociedade, e o ser humano ao nível da adaptação, inovação e as mudanças quantitativas. 1. Desenvolvimento Comunitário como Fortalecimento da Sociedade Civil O Desenvolvimento Comunitário tem como objectivo proporcionar aos...