Avançar para o conteúdo principal

Mediação Escolar

 O que é mediação escolar?

É a aplicação das práticas de mediação de conflitos no ambiente escolar. Mediação de conflitos é um método eficiente na procura da harmonia socia,l utilizando uma estratégia pacífica para solucionar problemas.
No ambiente escolar, a mediação permite promover a comunicação aberta, o diálogo e desenvolver a predisposição para ouvir, para conviver e para se colocar no lugar do outro.
Dessa forma, os estudantes aprendem a compartilhar emoções, a reconhecer as suas qualidades e dificuldades.
Fortalecem a autoconfiança e desenvolvem o pensamento criativo no contexto da resolução pacífica dos conflitos.
O papel da mediação escolar?

A mediação escolar faz-se valer de um conjunto de ferramentas adequadas ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais e comportamentais. Tem a capacidade de atuar, não apenas sobre os casos de violência no ambiente escolar, como também na prevenção da indisciplina e comportamentos desajustados.
O papel da mediação é promover uma cultura de paz, por meio da transformação dos alunos, dando novas ferramentas para prevenir a indisciplina.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Animação Comunitária

“Encaramos a Animação Comunitária como uma forma de acção sociopedagógica que visa a transformação social, o desenvolvimento através da participação (…) surge-nos como uma tecnologia social que tem a sua formação nas diferentes Ciências Sociais…” (Bastos e Neves, 1993: p.6) Podemos definir Animação Comunitária como um processo sociopedagógico que permite criar as condições para alcançar a transformação social e desenvolvimento, através da participação dos cidadãos na sua comunidade e também como uma educação não formal centrada nos interesses e necessidades das comunidades. A Animação Comunitária trabalha no sentido de transformar o tempo desocupado das pessoas em tempo útil de socialização. Neste contexto, é fundamental falar do conceito de Comunidade. Como precursor do conceito de Comunidade encontramos Ferdinand Tönnies, que define Comunidade como: “(…)uma forma de vida antiga que se desenvolveu a partir da agregação de famílias num mesmo espaço, caracterizando-se por uma coesão soc...

Futebol e Formação

  Quando os princípios e valores da Formação no futebol andam " confusos"... jogarem só os "bons" jogadores? ... quando deve existir integração... Atletas com um nível médio alto e mais velhos, jogam em escalões inferiores. Quando o valor e ilusão de "ganhar" é mais importante ... que promoção de valores queremos na formação? ... Que trabalho promovemos? ... que formação queremos? ... Que desafios na formação pretendemos?... Ganhar nesta fase é menos importante ... Falamos de "ética desporto" ... quando de "ética" existe pouco... para valores, regras e normas sociais... saber ganhar e saber perder faz parte do processo.... Quando se "festejam golos" nos petizes pelos pais ... de forma efusiva aos gritos parecem que "ganharam" algo.... bater palmas sim pelo "golo"; dizerem "Boa" pelo desafio.... mas mais do que isso acho exagerado.... pensar que do outro lado temos crianças em processo de cresc...

Tabela Remuneratória dos Animadores Culturais Licenciados

Técnicos Superiores de Animação Sociocultural - Índice  IV corresponde  a 967 euros Ver Boletim do Trabalho e Emprego nº29 de 08/08/2013 ,  pag. 15 de 2013       índice remuneratório  nível  IV corresponde a 967 euros nas IPSS Consultar competências do Técnico Superior de Animação Sociocultural ver pág.. 1240 e pág.1250.  do Boletim do Trabalho e Emprego nº15 de 22/04/2011