terça-feira, 18 de agosto de 2015

O Animador é um Mediador




Animação Sociocultural

 A animação sociocultural constitui um âmbito de educação social e de um certo modo é um modelo de intervenção socioeducativa, caracterizado por levar-se a cabo através de uma metodologia participativa, destinada a gerar processos auto-organizativos individuais, grupais e comunitários, orientados para o desenvolvimento cultural, social e educativo de seus destinatários.


 O Técnico de Animação Sociocultural é aquele que realiza tarefas e atividades de animação, que é capaz de estimular os outros para uma determinada ação. Atua como catalisador da sua vontade, ou de terceiros, junto de um grupo ou de uma pessoa. O animador é um mediador, um intermediário, um provocador, um gestor, um companheiro e um agente de ligação entre um objetivo e um grupo-alvo.

Animador Sociocultural / Mediador Sociocultural surgiu então, como ponto de referência, aliado, “adulto amigo”, em muitos momentos como “advogado” (na medida em que representa os interesses de……). O animador descodificou e retraduziu formas de comunicar, linguagens, pensamentos, estilos de vida do grupo.

A  intervenção dos animadores contribuiu como fator de  sucesso/insucesso do grupo, para o desbloqueamento de situações inibidoras da aprendizagem como por exemplo, situações inibidoras situações familiares, legais, relacionais, e acabaram por ter um papel importante no estabelecimento da articulação entre todos os intervenientes da formação.


 

Sem comentários: