Avançar para o conteúdo principal
A Audiência em defesa do Estatuto do Animador Sociocultural aconteceu no dia 7 de Maio na Assembleia da República.
A Comitiva fez-se representar pelos seguintes elementos: Prof. Doutor Avelino Bento, Prof. Especialista Ana da Silva, drª.Isabel Filipe representante da APDASC e dr. João Morgado, representante da ANAS.
Não puderam estar presente por motivos profissionais dr. Albino Viveiros; dr. Bruno Trindade e dr. Miguel Oliveira.
Sinto que foi mais um passo no nosso caminho a percorrer...para a  história da Animação Sociocultural e para o seu futuro em Portugal.

Recebidos pela Exmª Sr.ª Deputada, Coordenadora do Grupo Parlamentar do PSD na Comissão da Segurança Social e do Trabalho, agradecemos o extraordinário acolhimento.

O processo deu, assim, entrada na Assembleia da República e o próximo passo será o seu reencaminhamento para a Secretaria de Estado do Emprego, para que 
o Sr. Secretário de Estado do Emprego, Dr. Octávio Oliveira, possa dar o seu parecer, para delinearmos qual o caminho a percorrer.

Fiquem atentos, o que hoje se iniciou não termina aqui. Queremos a Regulamentação da profissão do Animador Sociocultural com o Estatuto aprovado e em Diário da República.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Animação Comunitária

“Encaramos a Animação Comunitária como uma forma de acção sociopedagógica que visa a transformação social, o desenvolvimento através da participação (…) surge-nos como uma tecnologia social que tem a sua formação nas diferentes Ciências Sociais…” (Bastos e Neves, 1993: p.6) Podemos definir Animação Comunitária como um processo sociopedagógico que permite criar as condições para alcançar a transformação social e desenvolvimento, através da participação dos cidadãos na sua comunidade e também como uma educação não formal centrada nos interesses e necessidades das comunidades. A Animação Comunitária trabalha no sentido de transformar o tempo desocupado das pessoas em tempo útil de socialização. Neste contexto, é fundamental falar do conceito de Comunidade. Como precursor do conceito de Comunidade encontramos Ferdinand Tönnies, que define Comunidade como: “(…)uma forma de vida antiga que se desenvolveu a partir da agregação de famílias num mesmo espaço, caracterizando-se por uma coesão soc...

Animação Sociocultural e Desenvolvimento Comunitário

Animação Sociocultural tem como estratégia de intervenção o desenvolvimento comunitário, com a finalidade de promover a participação e dinamização social, através do processo de responsabilização de indivíduos na gestão e direcção dos seus próprios recursos. É um desenvolvimento integral e “endógeno”, integral, visto que é capaz de unir entre si, os progressos económicos, sociais, culturais, morais. Sendo a animação Sociocultural um instrumento de motivação e participação da mudança pessoal e estrutural, sendo um processo dinâmico entre a administração, os técnicos e a população, organizado através de associações, movimentos sociais, partidos políticos, instituições e redes inter-associativas. O desenvolvimento comunitário surge das necessidades de uma articulação da sociedade, e o ser humano ao nível da adaptação, inovação e as mudanças quantitativas. 1. Desenvolvimento Comunitário como Fortalecimento da Sociedade Civil O Desenvolvimento Comunitário tem como objectivo proporcionar aos...