Avançar para o conteúdo principal

Mudem os Profissionais...na Formação na Área de Animação


Têm surgido nas redes sociais várias formações no campo da Animação Sociocultural, administradas por profissionais que não são Animadores Socioculturais (psicólogos, assistente sociais, terapeutas, etc...).

Pergunto: onde anda o profissionalismo e as competências das profissões e as suas áreas de intervenção?
 
Os únicos que deviam dar essas formações, na área de Animação Sociocultural, deviam ser os Técnicos Superiores de Animação Sociocultural.

São os profissionais que têm competências técnicas e científicas adequadas para ministrarem formações e exercerem intervenção na área de Animação Sociocultural.

Animação não é um módulo, mas sim uma área de intervenção que não se "aprende" com pequenas formações...

Será que para ser médico, enfermeiro ou psicólogo se fazem uns módulos de formação e ficam logo profissionais nessas áreas?

Então por que motivo vêm profissionais de outras áreas informar como se deve fazer um plano de atividades ou que tipo de atividades exercer na Animação Sociocultural?

O futuro da Animação Sociocultural tem que passar por profissionais licenciados!



Comentários

Nini disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Mensagens populares deste blogue

Animação Comunitária

“Encaramos a Animação Comunitária como uma forma de acção sociopedagógica que visa a transformação social, o desenvolvimento através da participação (…) surge-nos como uma tecnologia social que tem a sua formação nas diferentes Ciências Sociais…” (Bastos e Neves, 1993: p.6) Podemos definir Animação Comunitária como um processo sociopedagógico que permite criar as condições para alcançar a transformação social e desenvolvimento, através da participação dos cidadãos na sua comunidade e também como uma educação não formal centrada nos interesses e necessidades das comunidades. A Animação Comunitária trabalha no sentido de transformar o tempo desocupado das pessoas em tempo útil de socialização. Neste contexto, é fundamental falar do conceito de Comunidade. Como precursor do conceito de Comunidade encontramos Ferdinand Tönnies, que define Comunidade como: “(…)uma forma de vida antiga que se desenvolveu a partir da agregação de famílias num mesmo espaço, caracterizando-se por uma coesão soc

Tabela Remuneratória dos Animadores Culturais Licenciados

Técnicos Superiores de Animação Sociocultural - Índice  IV corresponde  a 967 euros Ver Boletim do Trabalho e Emprego nº29 de 08/08/2013 ,  pag. 15 de 2013       índice remuneratório  nível  IV corresponde a 967 euros nas IPSS Consultar competências do Técnico Superior de Animação Sociocultural ver pág.. 1240 e pág.1250.  do Boletim do Trabalho e Emprego nº15 de 22/04/2011

Futebol de Formação

Quanto o Futebol de Formação não é valorizado pelas instituições e pelos meios de comunicação, trabalhamos "em tubos de ensaio" e "fórmulas matemáticas" para dar mais estímulos, ajudar no crescimento físico, técnico e táctico dos nossos atletas, crianças e jovens. Trabalhamos para os motivar a serem melhores, individualmente e socialmente. Promovemos o lúdico na compreensão de estratégias, aliadas à simplicidade da dinâmica e dimensão do futebol. O futebol de formação necessita ser VALORIZADO, para ganhar uma visão diferente e a dimensão necessária para o processo de crescimento dos jovens.  Observem a felicidade dos jovens atletas quando jogam e aí percebem a essência da formação e do ensinar a jogar. In Bruno Trindade 2022