Avançar para o conteúdo principal

Mudem os Profissionais...na Formação na Área de Animação


Têm surgido nas redes sociais várias formações no campo da Animação Sociocultural, administradas por profissionais que não são Animadores Socioculturais (psicólogos, assistente sociais, terapeutas, etc...).

Pergunto: onde anda o profissionalismo e as competências das profissões e as suas áreas de intervenção?
 
Os únicos que deviam dar essas formações, na área de Animação Sociocultural, deviam ser os Técnicos Superiores de Animação Sociocultural.

São os profissionais que têm competências técnicas e científicas adequadas para ministrarem formações e exercerem intervenção na área de Animação Sociocultural.

Animação não é um módulo, mas sim uma área de intervenção que não se "aprende" com pequenas formações...

Será que para ser médico, enfermeiro ou psicólogo se fazem uns módulos de formação e ficam logo profissionais nessas áreas?

Então por que motivo vêm profissionais de outras áreas informar como se deve fazer um plano de atividades ou que tipo de atividades exercer na Animação Sociocultural?

O futuro da Animação Sociocultural tem que passar por profissionais licenciados!



Comentários

Nini disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Mensagens populares deste blogue

Animação Comunitária

“Encaramos a Animação Comunitária como uma forma de acção sociopedagógica que visa a transformação social, o desenvolvimento através da participação (…) surge-nos como uma tecnologia social que tem a sua formação nas diferentes Ciências Sociais…” (Bastos e Neves, 1993: p.6) Podemos definir Animação Comunitária como um processo sociopedagógico que permite criar as condições para alcançar a transformação social e desenvolvimento, através da participação dos cidadãos na sua comunidade e também como uma educação não formal centrada nos interesses e necessidades das comunidades. A Animação Comunitária trabalha no sentido de transformar o tempo desocupado das pessoas em tempo útil de socialização. Neste contexto, é fundamental falar do conceito de Comunidade. Como precursor do conceito de Comunidade encontramos Ferdinand Tönnies, que define Comunidade como: “(…)uma forma de vida antiga que se desenvolveu a partir da agregação de famílias num mesmo espaço, caracterizando-se por uma coesão soc...

Animação Sociocultural e Desenvolvimento Comunitário

Animação Sociocultural tem como estratégia de intervenção o desenvolvimento comunitário, com a finalidade de promover a participação e dinamização social, através do processo de responsabilização de indivíduos na gestão e direcção dos seus próprios recursos. É um desenvolvimento integral e “endógeno”, integral, visto que é capaz de unir entre si, os progressos económicos, sociais, culturais, morais. Sendo a animação Sociocultural um instrumento de motivação e participação da mudança pessoal e estrutural, sendo um processo dinâmico entre a administração, os técnicos e a população, organizado através de associações, movimentos sociais, partidos políticos, instituições e redes inter-associativas. O desenvolvimento comunitário surge das necessidades de uma articulação da sociedade, e o ser humano ao nível da adaptação, inovação e as mudanças quantitativas. 1. Desenvolvimento Comunitário como Fortalecimento da Sociedade Civil O Desenvolvimento Comunitário tem como objectivo proporcionar aos...