sábado, 2 de novembro de 2013

A Animação Sociocultural como elemento essencial

A Animação Sociocultural hoje em dia tem um papel preponderante nas instituições, sejam elas de nível educativo, social ou cultural.

Devido às exigências humanas, tanto ao nível da oferta quantitativa como qualitativa, a Animação ganhou um papel de maior preponderância na sociedade.

Assim sendo, posso afirmar que a Animação Sociocultural nas Instituições IPSS (lares, centros de dia), nos Centros Educativos (escolas), nas Assoc. de Desenvolvimento Regional, nas Câmaras Municipais...ainda está muito aquém das expectativas.

Quando se fala cada vez mais na aposta da qualidade dos serviços, porque na Animação Sociocultural não se aposta na qualidade e na contratação de técnicos superiores de Animação?

As instituições só têm a ganhar em todos os sentidos:
  • Maior Prevenção;
  • Maior Motivação;
  • Oferta especializada dos serviços;
  • Maior Qualificação dos recursos humanos;
  • Maior Exigência;
possibilitando, assim, uma melhor qualidade de vida!

Porque em muitas áreas as instituições, para resolver os seus problemas, preferem oferecer serviços mais baratos?

Apelo ao Governo Central, Presidentes e Direções das Instituições Sociais, Culturais e Educativas uma mudança na melhoria da qualidade dos serviços nas respetivas Instituições.

Continua a apostar-se em auxiliares técnicos de Animação Sociocultural  (cursos de animação com equivalência ao 12º Ano) sem uma formação própria para exercer adequadamente todas as finalidades da Animação Sociocultural: terapêutica, social, educativa, cultural e desportiva. São funções tão variadas e abrangentes que, sem a devida formação, não é possível constatar os reais benefícios que a Animação Sociocultural pode oferecer.


Sem comentários: