Avançar para o conteúdo principal

A Animação Sociocultural como elemento essencial

A Animação Sociocultural hoje em dia tem um papel preponderante nas instituições, sejam elas de nível educativo, social ou cultural.

Devido às exigências humanas, tanto ao nível da oferta quantitativa como qualitativa, a Animação ganhou um papel de maior preponderância na sociedade.

Assim sendo, posso afirmar que a Animação Sociocultural nas Instituições IPSS (lares, centros de dia), nos Centros Educativos (escolas), nas Assoc. de Desenvolvimento Regional, nas Câmaras Municipais...ainda está muito aquém das expectativas.

Quando se fala cada vez mais na aposta da qualidade dos serviços, porque na Animação Sociocultural não se aposta na qualidade e na contratação de técnicos superiores de Animação?

As instituições só têm a ganhar em todos os sentidos:
  • Maior Prevenção;
  • Maior Motivação;
  • Oferta especializada dos serviços;
  • Maior Qualificação dos recursos humanos;
  • Maior Exigência;
possibilitando, assim, uma melhor qualidade de vida!

Porque em muitas áreas as instituições, para resolver os seus problemas, preferem oferecer serviços mais baratos?

Apelo ao Governo Central, Presidentes e Direções das Instituições Sociais, Culturais e Educativas uma mudança na melhoria da qualidade dos serviços nas respetivas Instituições.

Continua a apostar-se em auxiliares técnicos de Animação Sociocultural  (cursos de animação com equivalência ao 12º Ano) sem uma formação própria para exercer adequadamente todas as finalidades da Animação Sociocultural: terapêutica, social, educativa, cultural e desportiva. São funções tão variadas e abrangentes que, sem a devida formação, não é possível constatar os reais benefícios que a Animação Sociocultural pode oferecer.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Animação Comunitária

“Encaramos a Animação Comunitária como uma forma de acção sociopedagógica que visa a transformação social, o desenvolvimento através da participação (…) surge-nos como uma tecnologia social que tem a sua formação nas diferentes Ciências Sociais…” (Bastos e Neves, 1993: p.6) Podemos definir Animação Comunitária como um processo sociopedagógico que permite criar as condições para alcançar a transformação social e desenvolvimento, através da participação dos cidadãos na sua comunidade e também como uma educação não formal centrada nos interesses e necessidades das comunidades. A Animação Comunitária trabalha no sentido de transformar o tempo desocupado das pessoas em tempo útil de socialização. Neste contexto, é fundamental falar do conceito de Comunidade. Como precursor do conceito de Comunidade encontramos Ferdinand Tönnies, que define Comunidade como: “(…)uma forma de vida antiga que se desenvolveu a partir da agregação de famílias num mesmo espaço, caracterizando-se por uma coesão soc...

Animação Sociocultural e Desenvolvimento Comunitário

Animação Sociocultural tem como estratégia de intervenção o desenvolvimento comunitário, com a finalidade de promover a participação e dinamização social, através do processo de responsabilização de indivíduos na gestão e direcção dos seus próprios recursos. É um desenvolvimento integral e “endógeno”, integral, visto que é capaz de unir entre si, os progressos económicos, sociais, culturais, morais. Sendo a animação Sociocultural um instrumento de motivação e participação da mudança pessoal e estrutural, sendo um processo dinâmico entre a administração, os técnicos e a população, organizado através de associações, movimentos sociais, partidos políticos, instituições e redes inter-associativas. O desenvolvimento comunitário surge das necessidades de uma articulação da sociedade, e o ser humano ao nível da adaptação, inovação e as mudanças quantitativas. 1. Desenvolvimento Comunitário como Fortalecimento da Sociedade Civil O Desenvolvimento Comunitário tem como objectivo proporcionar aos...