Avançar para o conteúdo principal

Animadores que qualificação profissional?

Falo sobre um pensamento pessoal …
Hoje em dia a Animação tem que ser vista como uma área que necessita de formação e regulamentação.
Porque os Animadores proliferam por ai, sem formação e sem vocação, não dignificando a área.

Os cursos profissionais de Animação Sociocultural só podem funcionar como uma mola impulsionadora para o inicio da sua formação na área de animação não dando o estatuto de Animador.

A Exigência profissional tem vindo aumentar e a Animação esta a cair numa liberalização profissional, devido qualquer pessoa com o mínimo de formação é detentora do estatuto de Animador.
O Mercado exige formação, profissionalismo e não o facilitismo que existe na regulamentação profissional.
Optando assim as instituições por
recrutarem “ditos” Animadores menos qualificados e mais económicos em detrimento da qualidade e da formação.

Aqui deixo uma pergunta que muita gente faz…
Vale a pena apostar na formação/ Licenciatura de Animação …??
Opinião pessoal:

Vale meus amigos o mercado esta mais exigente e nós Animadores temos um papel preponderante na exigência profissional, devido contribuirmos para uma melhor qualidade e quantidade e inovação da Animação.
A Animação tem que ser vista como uma área especializada e encarada como “medicamento”, já não basta “fazer por fazer” é necessário uma planificação, uma estratégia de desenvolvimento social, educativo, físico-motor e cultural dos utentes.
O Animador é um profissional que contribui de forma lúdica e recreativa para o desenvolvimento social, educativo, cultural e desportivo.

Comentários

Luis Serra disse…
Olá Bruno
Parabens pelo teu blog, muito bom!
Penso que o que queres dizer e concordo em pleno contigo, esta nossa profissão mais do que nunca tem que ser enquadrada numa prespectiva empreenderora.
Continua o bom trabalho
Um forte abraço
Luís Serra

Mensagens populares deste blogue

Animação Comunitária

“Encaramos a Animação Comunitária como uma forma de acção sociopedagógica que visa a transformação social, o desenvolvimento através da participação (…) surge-nos como uma tecnologia social que tem a sua formação nas diferentes Ciências Sociais…” (Bastos e Neves, 1993: p.6) Podemos definir Animação Comunitária como um processo sociopedagógico que permite criar as condições para alcançar a transformação social e desenvolvimento, através da participação dos cidadãos na sua comunidade e também como uma educação não formal centrada nos interesses e necessidades das comunidades. A Animação Comunitária trabalha no sentido de transformar o tempo desocupado das pessoas em tempo útil de socialização. Neste contexto, é fundamental falar do conceito de Comunidade. Como precursor do conceito de Comunidade encontramos Ferdinand Tönnies, que define Comunidade como: “(…)uma forma de vida antiga que se desenvolveu a partir da agregação de famílias num mesmo espaço, caracterizando-se por uma coesão soc

Tabela Remuneratória dos Animadores Culturais Licenciados

Técnicos Superiores de Animação Sociocultural - Índice  IV corresponde  a 967 euros Ver Boletim do Trabalho e Emprego nº29 de 08/08/2013 ,  pag. 15 de 2013       índice remuneratório  nível  IV corresponde a 967 euros nas IPSS Consultar competências do Técnico Superior de Animação Sociocultural ver pág.. 1240 e pág.1250.  do Boletim do Trabalho e Emprego nº15 de 22/04/2011

Futebol de Formação

Quanto o Futebol de Formação não é valorizado pelas instituições e pelos meios de comunicação, trabalhamos "em tubos de ensaio" e "fórmulas matemáticas" para dar mais estímulos, ajudar no crescimento físico, técnico e táctico dos nossos atletas, crianças e jovens. Trabalhamos para os motivar a serem melhores, individualmente e socialmente. Promovemos o lúdico na compreensão de estratégias, aliadas à simplicidade da dinâmica e dimensão do futebol. O futebol de formação necessita ser VALORIZADO, para ganhar uma visão diferente e a dimensão necessária para o processo de crescimento dos jovens.  Observem a felicidade dos jovens atletas quando jogam e aí percebem a essência da formação e do ensinar a jogar. In Bruno Trindade 2022