sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Alzheimer

Alzheimer

“Segundo dados estatísticos 72 mil famílias reféns da doença”

Doentes sem unidades específicas nos Lares e nos Centros; sendo a Alzheimer uma doença do presente e do futuro ainda não existe uma mentalidade de prevenção especializada dos cuidados exigidos.

Dados estatísticos dizem-nos que 80% dos 90 mil doentes com Alzheimer estão em casa, entregues as famílias e sem cuidados especializados.

É uma sobrecarga para quem têm cuidar dos doentes ao nível económico, psicológico e operacional.

“Muitos cuidados obrigam os familiares a deixar o emprego para se dedicarem a tempo inteiro aos seus familiares” MTSS.

A Sociedade as Instituições de solidariedade tem que olhar a 3ª idade como uma área de intervenção prioritária tanto a nível social, educativo e físico-motor e não só a nível a nível economista.

Contudo penso que a nossa sociedade / instituições ainda tem uma longo caminho a percorrer, mas tem-se vindo a alterar as estratégias para efectuar a intervenção social e apoio na 3ª idade.

Assim sendo a Animação Sócio cultural tem que ser encarada como um “medicamento” mas cabe ao animador ser também um agente social na tentativa de combater os problemas sociais e pessoais e melhorar a qualidade de vida dos próprios cidadãos.

Penso que aposta das intuições em Animadores Qualificados vem melhorar a diversidade de actividades e qualidade dos serviços.

Sem comentários: