sábado, 7 de novembro de 2009

A Relação Arte e Ciência

Sendo a Arte uma área indispensável no desenvolvimento da expressão pessoal social e cultural do ser Humano, a junção com a ciência e a sua articulação com a arte, contribui para o desenvolvimento da imaginação, emoção e razão, elas fazem parte do nosso dia-a-dia ou melhor da nossas vidas e proporcionam novas perspectivas sobre a forma e densidade do ambiente e a sociedade em vivemos.
A área artística e a área científica influência o modo como se aprende, se desenvolve e interpretam os significados do quotidiano. A arte proporciona o desenvolvimento da ciência mais propriamente dos sentidos do ser Humano, segundo Vygostsky:


“A arte só poderá ser objecto de estudo científico quando for considerada a relação permanente com todos os outros campos de vida social e no seu condicionamento concreto. Embora a ciência sirva o princípio da realidade e a arte encontre-se ancorada numa posição intermédia, servindo mais ao princípio de prazer” (Vygostsky; A Psicologia da Arte; 1999)


Por esse motivo a ciência está sempre ligada ao nosso dia a dia, por vezes não nos apercebemos da sua importância na interacção entre as outras áreas do quotidiano. Podemos afirmar que a ciência proporciona a relação de desenvolvimento entre o ser Humano e o material em forma de arte, tendo como princípio de proporcionar o prazer e a evolução tanto social como cultural, desta forma, a arte e a ciência fazem evoluir a nossa sociedade.

Sem comentários: