Avançar para o conteúdo principal

A Associação Cultural dos Amigos da Serra da Estrela


A Associação Cultural dos Amigos da Serra da Estrela organiza este ano, nos dias 21 e 22 de Fevereiro, o ASESTRELA 2009 — Encontro com a montanha.
Trata-se de um acampamento invernal no Covão d'Ametade (a 1.500 metros de altitude) que pretende reunir os que sabem e querem apreciar o que a serra da Estrela tem de melhor: o seu ambiente único.

Estão previstas diversas actividades, algumas enquadradas pela organização, outras ao sabor de quem as realizar, como escalada, BTT, caminhadas, desafio fotográfico etc.

O encontro não se destina apenas a montanhistas com créditos firmados, antes pelo contrário: está aberto a todos. Mas deve ter-se em conta que as condições climatéricas nesta altura do ano podem ser pouco menos que inóspitas, pelo que todos os participantes devem vir preparados (e equipados) para o que der e vier. Em particular, a organização não fornece roupa ou sapatos impermeáveis, tendas ou sacos cama.

A participação em algumas actividades mais técnicas enquadradas pela organização pode não ser autorizada àqueles que não dispuserem do equipamento mínimo.

ASESTRELA 2009 — Encontro com a montanha.
O encontro dos amigos da montanha!

http://ase.asestrela.org/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tabela Remuneratória dos Animadores Culturais Licenciados

Técnicos Superiores de Animação Sociocultural - Índice  IV corresponde  a 967 euros

Ver Boletim do Trabalho e Emprego nº29 de 08/08/2013,  pag. 15 de 2013  
índice remuneratório  nível  IV corresponde a 967 euros nas IPSS


Consultar competências do Técnico Superior de Animação Sociocultural ver pág.. 1240 e pág.1250.  do Boletim do Trabalho e Emprego nº15 de 22/04/2011

Animação Comunitária

“Encaramos a Animação Comunitária como uma forma de acção sociopedagógica que visa a transformação social, o desenvolvimento através da participação (…) surge-nos como uma tecnologia social que tem a sua formação nas diferentes Ciências Sociais…” (Bastos e Neves, 1993: p.6)

Podemos definir Animação Comunitária como um processo sociopedagógico que permite criar as condições para alcançar a transformação social e desenvolvimento, através da participação dos cidadãos na sua comunidade e também como uma educação não formal centrada nos interesses e necessidades das comunidades.

A Animação Comunitária trabalha no sentido de transformar o tempo desocupado das pessoas em tempo útil de socialização. Neste contexto, é fundamental falar do conceito de Comunidade. Como precursor do conceito de Comunidade encontramos Ferdinand Tönnies, que define Comunidade como:
“(…)uma forma de vida antiga que se desenvolveu a partir da agregação de famílias num mesmo espaço, caracterizando-se por uma coesão so…

Função do Animador Cultural

Tem como função promover e desenvolver, actividades com finalidades educativas (recreativas, culturais ou desportivas). Estas actividades, têm como objectivo uma educação global e permanente, podem dirigir-se a grupos especiais ou ser abertas
a toda a comunidade.