Avançar para o conteúdo principal

COVID_19: Mais responsabilidade…melhor prevenção!

 https://www.reconquista.pt/articles/covid-19-mais-responsabilidade-melhor-prevencao

Jornal Reconquista

Edição nº 3893 de 22 de outubro de 2020


COVID_19: Mais responsabilidade…melhor prevenção! 

Apesar de ainda se procurarem explicações para a sua origem, a realidade é que o COVID_19 tornou-se numa doença pandémica que se espalhou-se muito rapidamente, colocando novas preocupações na forma de viver e conviver no dia-a-dia do ser humano.

Se o uso de uma máscara, para a prevenção da sua transmissão, foi amplamente adotado pela população, as restantes medidas de prevenção – lavagem das mãos, distanciamento social e quarentena – nem sempre reúnem o consenso geral. Não obstante tendo-se mostrado as formas mais eficazes para reduzir a transmissão, estas medidas vieram expor fragilidades da sociedade, criando instabilidade, num mundo cuja sensação de “domínio” foi subitamente abalada.

Sem diminuir a relevância que outras áreas, como a saúde ou a segurança, têm no combate à pandemia, cabe à Educação “ensinar” a importância de cumprir as medidas da DGS e como atuar de forma responsável, desenvolvendo, neste período conturbado, respostas para ser possível efetuar as atividades de uma forma mais autónoma e individual, com precaução e sem prejuízo pela vida e saúde do ser humano.

Assim, as Escolas têm um papel fundamental neste processo de pandemia, garantindo a segurança dos alunos, com circuitos fechados, entradas e intervalos faseados, para que os diferentes grupos não se cruzem, garantindo a segurança num sistema de “bolha”. Optando por um sistema de “bolha” procura-se minimizar os riscos, garantir segurança à comunidade e conforto aos pais.

As várias instituições e associações deviam gerir-se pelo mesmo princípio da Escola – sistema de “bolha” – procurando manter as mesmas varáveis, para diminuir os riscos para a sociedade, famílias e para as próprias crianças. É importante continuar a realizar as atividades que tanto nos dão prazer, mas agora de uma forma mais individual e com procedimentos específicos, com o objetivo de travar a pandemia.

Se por um lado as pessoas necessitam conversar, socializar, divertir-se, por outro lado não vale a pena arriscar a saúde pública nesta fase tão importante para o ser humano. Arriscar um novo encerramento dos estabelecimentos de ensino acarreta consequências para toda uma sociedade e, em última instância, para todo um país.

Esta necessidade de o ser humano se reorganizar numa “nova normalidade” exige um envolvimento político, educativo e social, sobrepondo o sentido humanista e solidário num mundo economista em transformação.

É vital cumprir as normas comportamentais para minimizar os riscos de contágio. Mais responsabilidade…melhor prevenção!

btrindade30@hotmail.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Animação Comunitária

“Encaramos a Animação Comunitária como uma forma de acção sociopedagógica que visa a transformação social, o desenvolvimento através da participação (…) surge-nos como uma tecnologia social que tem a sua formação nas diferentes Ciências Sociais…” (Bastos e Neves, 1993: p.6) Podemos definir Animação Comunitária como um processo sociopedagógico que permite criar as condições para alcançar a transformação social e desenvolvimento, através da participação dos cidadãos na sua comunidade e também como uma educação não formal centrada nos interesses e necessidades das comunidades. A Animação Comunitária trabalha no sentido de transformar o tempo desocupado das pessoas em tempo útil de socialização. Neste contexto, é fundamental falar do conceito de Comunidade. Como precursor do conceito de Comunidade encontramos Ferdinand Tönnies, que define Comunidade como: “(…)uma forma de vida antiga que se desenvolveu a partir da agregação de famílias num mesmo espaço, caracterizando-se por uma coesão soc

Tabela Remuneratória dos Animadores Culturais Licenciados

Técnicos Superiores de Animação Sociocultural - Índice  IV corresponde  a 967 euros Ver Boletim do Trabalho e Emprego nº29 de 08/08/2013 ,  pag. 15 de 2013       índice remuneratório  nível  IV corresponde a 967 euros nas IPSS Consultar competências do Técnico Superior de Animação Sociocultural ver pág.. 1240 e pág.1250.  do Boletim do Trabalho e Emprego nº15 de 22/04/2011

Futebol de Formação

Quanto o Futebol de Formação não é valorizado pelas instituições e pelos meios de comunicação, trabalhamos "em tubos de ensaio" e "fórmulas matemáticas" para dar mais estímulos, ajudar no crescimento físico, técnico e táctico dos nossos atletas, crianças e jovens. Trabalhamos para os motivar a serem melhores, individualmente e socialmente. Promovemos o lúdico na compreensão de estratégias, aliadas à simplicidade da dinâmica e dimensão do futebol. O futebol de formação necessita ser VALORIZADO, para ganhar uma visão diferente e a dimensão necessária para o processo de crescimento dos jovens.  Observem a felicidade dos jovens atletas quando jogam e aí percebem a essência da formação e do ensinar a jogar. In Bruno Trindade 2022