Avançar para o conteúdo principal

Para Refletir... |

Para Refletir... |

Com o desenvolvimento da industrialização, criam-se novos hábitos de vida — à medida que o trabalho se vai processando cada vez mais longe da casa, da zona de crescimento, do espaço social, vai -se perdendo os laços de ligação familiares e de relação.
Com a crise que se abateu no “nosso dia adia” cornonavírus (COVID-19), penso que seja altura ideal para repensar os laços e as ligação familiares , ao nível do crescimento dos filhos, dos valores e a nossa forma como vivemos a nossa vida … com menos tempo, menos diálogo, menos relação - afetividade, menos imaginação e criatividade.
Os tempos livres, cada vez mais dependentes do tempo do trabalho — com espaço “apertado” entre a rigidez dos horários profissionais, não dão espaço à necessária vivência do ser Humano.
Esta “Liberdade” — em grande parte, é consumida pelo indivíduo na sua constante busca de aperfeiçoamento e tecnicismo no processo de desenvolvimento profissional.
Com uma grande azafama em preencher o dia a dia com atividades, não dando espaço ao Ócio, Lazer e Prazer, onde aí se desperta a criatividade e imaginação…. Parar… faz falta ao ser Humano, as Crianças em especial…
Não podemos ser Consumidores de Tudo …! Criem os vossos Mundos, criem as vossas Dinâmicas…
Aproveitem para socializar com os Filhos, para brincar e fazerem as conexões familiares necessárias – como agentes de socialização, forma de mediação e determinar os aspetos evolutivos e condicionantes das famílias… para um maior relação e ligação ao SER HUMANO. 


In Bruno Trindade



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Animação Comunitária

“Encaramos a Animação Comunitária como uma forma de acção sociopedagógica que visa a transformação social, o desenvolvimento através da participação (…) surge-nos como uma tecnologia social que tem a sua formação nas diferentes Ciências Sociais…” (Bastos e Neves, 1993: p.6) Podemos definir Animação Comunitária como um processo sociopedagógico que permite criar as condições para alcançar a transformação social e desenvolvimento, através da participação dos cidadãos na sua comunidade e também como uma educação não formal centrada nos interesses e necessidades das comunidades. A Animação Comunitária trabalha no sentido de transformar o tempo desocupado das pessoas em tempo útil de socialização. Neste contexto, é fundamental falar do conceito de Comunidade. Como precursor do conceito de Comunidade encontramos Ferdinand Tönnies, que define Comunidade como: “(…)uma forma de vida antiga que se desenvolveu a partir da agregação de famílias num mesmo espaço, caracterizando-se por uma coesão soc

Tabela Remuneratória dos Animadores Culturais Licenciados

Técnicos Superiores de Animação Sociocultural - Índice  IV corresponde  a 967 euros Ver Boletim do Trabalho e Emprego nº29 de 08/08/2013 ,  pag. 15 de 2013       índice remuneratório  nível  IV corresponde a 967 euros nas IPSS Consultar competências do Técnico Superior de Animação Sociocultural ver pág.. 1240 e pág.1250.  do Boletim do Trabalho e Emprego nº15 de 22/04/2011

Futebol de Formação

Quanto o Futebol de Formação não é valorizado pelas instituições e pelos meios de comunicação, trabalhamos "em tubos de ensaio" e "fórmulas matemáticas" para dar mais estímulos, ajudar no crescimento físico, técnico e táctico dos nossos atletas, crianças e jovens. Trabalhamos para os motivar a serem melhores, individualmente e socialmente. Promovemos o lúdico na compreensão de estratégias, aliadas à simplicidade da dinâmica e dimensão do futebol. O futebol de formação necessita ser VALORIZADO, para ganhar uma visão diferente e a dimensão necessária para o processo de crescimento dos jovens.  Observem a felicidade dos jovens atletas quando jogam e aí percebem a essência da formação e do ensinar a jogar. In Bruno Trindade 2022