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A (In)disciplina: A Brincoterapia como prevenção | The (In)discipline: Playtherapy as prevention

SIEFLAS 2019. Entre os dias 17 e 19 de junho de 2019 realizar-se-á na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
The (In)discipline: Playtherapy as prevention
Bruno Trindade1,3, Ricardo Pocinho2, João Serrano3,4, Rui Paulo3,4 & Maria José Conde5
1.Câmara Municipal de Castelo Branco, Portugal;
2.Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Instituto Politécnico de Leiria, Portugal;
3.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Castelo Branco;
4.Sport, Health and Exercise Research Unit (SHERU)
5.Universidade de Salamanca.

A (In) disciplina: A Brincoterapia como prevenção

A utilização de uma metodologia baseada na educação não formal, na qual a prática de atividades lúdicas é valorizada, está de acordo com as metodologias recomendadas para a educação do futuro. Cabe aos Técnicos de Animação Sociocultural aplicar os fundamentos teóricos nos aspetos educacionais e sociais das crianças, com o objetivo de promover e desenvolver suas capacidades e, consequentemente, seu crescimento como pessoa. Este estudo, realizado em contexto escolar, propõe conhecer melhor o papel da Animação Sociocultural na educação das crianças e, através dos resultados obtidos, possibilitar à comunidade educativa a importância que a Animação Sociocultural tem no futuro educacional. Participaram 609 alunos e 36 professores do Agrupamento de Escolas, 1º Ciclo do Ensino Básico. O questionário "Adaptação da Escala de Avaliação da Implementação do Programa" foi aplicado para coletar informações de alunos e professores sobre a importância e o impacto da animação sociocultural no contexto escolar. A partir da análise estatística descritiva foi possível verificar que alunos e professores reconhecem a importância da educação não formal para promover o sucesso escolar e prevenir a exclusão social, e contribui para um desenvolvimento mais harmonioso das crianças, o que as torna mais autônomas e felizes, influenciando o bem-estar das comunidades educacionais em que estão inseridas.

Palavras-chave: Animação sociocultural; educação infantil; educação não formal; crescimento.

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