Avançar para o conteúdo principal

A Cultura e o seu Desenvolvimento


As Rodilhas como Objecto de Análise


As Rodilhas são pequenas almofadas, macias e fofas, de forma circular abertas ao centro; eram utilizadas pelas mulheres para transportar à cabeça grandes pesos como a cestas de peixe, o cesto de lenha, de uvas ou simplesmente os cântaros de água.
Os materiais utilizados e a forma para a sua confecção: para fazer uma rodilha basta juntar trapos velhos, envolvê-los em pedaços de meias, por ser um tecido mais fino, moldá-los e revesti-los com a forma de uma roda, utilizam-se fios entrelaçados de duas cores de lã. Para fazer a decoração utilizam-se tiras de trapos, lãs e linhas de bordar entrelaçados e bordados. No passado faziam-nas com fitas cortadas de uma peça de roupa velha e decoradas com fitas coloridas.

As rodilhas têm como característica principal serem leves e macias devido à sua relação forma/função, tem como principal objectivo servir de apoio para o transporte de pesos.

Através do tempo as rodilhas ganharam outras funções além de serem um bom apoio para o transporte de objectos à cabeça, também podem servir de base de tachos para a mesa, de suporte para os alfinetes e como objecto de decoração. Hoje em dia são consideradas peças de artesanato.

Sendo uma peça com um cariz tradicional e com uma função decorativa, este trabalho propõe-se analisar a relação que existe entre a arte e a ciência relativamente às rodilhas. Como a rodilha é considerada uma peça de arte implica o conhecimento da matéria-prima, dos métodos de construção aliado a um estilo pessoal são os componentes necessários para se construir arte.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tabela Remuneratória dos Animadores Culturais Licenciados

Técnicos Superiores de Animação Sociocultural - Índice  IV corresponde  a 967 euros Ver Boletim do Trabalho e Emprego nº29 de 08/08/2013 ,  pag. 15 de 2013       índice remuneratório  nível  IV corresponde a 967 euros nas IPSS Consultar competências do Técnico Superior de Animação Sociocultural ver pág.. 1240 e pág.1250.  do Boletim do Trabalho e Emprego nº15 de 22/04/2011

Animação Comunitária

“Encaramos a Animação Comunitária como uma forma de acção sociopedagógica que visa a transformação social, o desenvolvimento através da participação (…) surge-nos como uma tecnologia social que tem a sua formação nas diferentes Ciências Sociais…” (Bastos e Neves, 1993: p.6) Podemos definir Animação Comunitária como um processo sociopedagógico que permite criar as condições para alcançar a transformação social e desenvolvimento, através da participação dos cidadãos na sua comunidade e também como uma educação não formal centrada nos interesses e necessidades das comunidades. A Animação Comunitária trabalha no sentido de transformar o tempo desocupado das pessoas em tempo útil de socialização. Neste contexto, é fundamental falar do conceito de Comunidade. Como precursor do conceito de Comunidade encontramos Ferdinand Tönnies, que define Comunidade como: “(…)uma forma de vida antiga que se desenvolveu a partir da agregação de famílias num mesmo espaço, caracterizando-se por uma coesão soc...

Futebol e Formação

  Quando os princípios e valores da Formação no futebol andam " confusos"... jogarem só os "bons" jogadores? ... quando deve existir integração... Atletas com um nível médio alto e mais velhos, jogam em escalões inferiores. Quando o valor e ilusão de "ganhar" é mais importante ... que promoção de valores queremos na formação? ... Que trabalho promovemos? ... que formação queremos? ... Que desafios na formação pretendemos?... Ganhar nesta fase é menos importante ... Falamos de "ética desporto" ... quando de "ética" existe pouco... para valores, regras e normas sociais... saber ganhar e saber perder faz parte do processo.... Quando se "festejam golos" nos petizes pelos pais ... de forma efusiva aos gritos parecem que "ganharam" algo.... bater palmas sim pelo "golo"; dizerem "Boa" pelo desafio.... mas mais do que isso acho exagerado.... pensar que do outro lado temos crianças em processo de cresc...