Avançar para o conteúdo principal

Expressão Dramática

A Expressão Dramática é um dos meios mais valiosos e completos na educação da criança e do ser Humano.

Contribuindo para um maior desenvolvimento pisco-sócio-motor, pondo em jogo a sua expressividade, criatividade de valores, ao mesmo tempo que a ajuda na sua relação social.

Começando com gestos simples, passando sucessivamente para a expressão corporal, para a Imitação, para Mímica e depois para o jogo Dramático e Dramatização, coexistindo e enriquecendo-se mutuamente. Muitas das vezes, depois de tomar consciência de algumas das suas inibições ou medos, é capaz deles se libertar no momento em que veste a pele de algumas personagens ou defende determinadas histórias.

A Comunicação é expressa através de gestos e expressões faciais, por esse motivo o nosso corpo adquire com os nossos relacionamentos interpessoal, expressões de riso de alegria, de vibração ou mesmo expressões de sofrimento físico e psíquico.

A riqueza das expressões do corpo bem como a importância de sabermos realizar a leitura corporal facilitam a nossa inserção social, auxiliam a entender melhor o outro, e contribuem para uma melhor convivência entre as pessoas.

Através de exercícios corporais encontramos, um terreno propício para desenvolver todo o nosso corpo e a nossa mente, integrados e harmonizados, fazendo através da experimentação e da observação, um ser Humano critico, actuante e responsável na construção de um mundo mais pleno para todos.

Este exercício pode constituir um recurso bastante eficaz para aprendermos, ensinarmos e convivermos.

Os exercícios corporais possibilitam e favorecem o auto conhecimento e bem-estar físico e psicológico tanto individualmente como em grupo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Animação Comunitária

“Encaramos a Animação Comunitária como uma forma de acção sociopedagógica que visa a transformação social, o desenvolvimento através da participação (…) surge-nos como uma tecnologia social que tem a sua formação nas diferentes Ciências Sociais…” (Bastos e Neves, 1993: p.6) Podemos definir Animação Comunitária como um processo sociopedagógico que permite criar as condições para alcançar a transformação social e desenvolvimento, através da participação dos cidadãos na sua comunidade e também como uma educação não formal centrada nos interesses e necessidades das comunidades. A Animação Comunitária trabalha no sentido de transformar o tempo desocupado das pessoas em tempo útil de socialização. Neste contexto, é fundamental falar do conceito de Comunidade. Como precursor do conceito de Comunidade encontramos Ferdinand Tönnies, que define Comunidade como: “(…)uma forma de vida antiga que se desenvolveu a partir da agregação de famílias num mesmo espaço, caracterizando-se por uma coesão soc...

Futebol e Formação

  Quando os princípios e valores da Formação no futebol andam " confusos"... jogarem só os "bons" jogadores? ... quando deve existir integração... Atletas com um nível médio alto e mais velhos, jogam em escalões inferiores. Quando o valor e ilusão de "ganhar" é mais importante ... que promoção de valores queremos na formação? ... Que trabalho promovemos? ... que formação queremos? ... Que desafios na formação pretendemos?... Ganhar nesta fase é menos importante ... Falamos de "ética desporto" ... quando de "ética" existe pouco... para valores, regras e normas sociais... saber ganhar e saber perder faz parte do processo.... Quando se "festejam golos" nos petizes pelos pais ... de forma efusiva aos gritos parecem que "ganharam" algo.... bater palmas sim pelo "golo"; dizerem "Boa" pelo desafio.... mas mais do que isso acho exagerado.... pensar que do outro lado temos crianças em processo de cresc...

Tabela Remuneratória dos Animadores Culturais Licenciados

Técnicos Superiores de Animação Sociocultural - Índice  IV corresponde  a 967 euros Ver Boletim do Trabalho e Emprego nº29 de 08/08/2013 ,  pag. 15 de 2013       índice remuneratório  nível  IV corresponde a 967 euros nas IPSS Consultar competências do Técnico Superior de Animação Sociocultural ver pág.. 1240 e pág.1250.  do Boletim do Trabalho e Emprego nº15 de 22/04/2011